“Parque do Lago Prefeito Nivaldo Passos Krüger”: conheça a história do parque que pulsa no ritmo da cidade
Mais uma parte do legado de Nivaldo Krüger ganhou seu devido reconhecimento esta semana. Isso acontece pela aprovação do Substitutivo Global 6/2024 vinculado ao Projeto de Lei Ordinária (L) 20/2024, de autoria do Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes (MDB). A proposição altera a denominação do Parque do Lago, como “Parque do Lago Prefeito Nivaldo Passos Krüger”.
Com votos favoráveis de todos os vereadores presentes nas duas votações, a aprovação homenageia o idealizador do local como é conhecido hoje. Nivaldo Krüger foi Prefeito de Guarapuava durante três mandatos, iniciando as obras para criação do lago durante sua última passagem pela prefeitura, em 1988.
Do buraco quente a um dos cartões postais da cidade
Formado pela junção de dois arroios, o Do Engenho e o Pocinho, a região onde hoje se encontra o lago era um banhado. O entorno era chamado de “buraco quente” pela comunidade, por conta do baixo desenvolvimento socioeconômico e a relação do local com o tráfico de drogas.
Região próxima a atual barragem do Parque. Data desconhecida. Foto: Facebook Guarapuava sua gente e suas Histórias.
Em entrevista oral ao egresso do Curso de Geografia da Unicentro, André Schaufler, em 2015, na ocasião da realização do Trabalho de Conclusão de Curso, Nivaldo Krüger recordou do processo de idealização do local. Ele relatou que existia uma concentração de moradias irregulares naquele ambiente, que também era tido como terreno baldio.
O despejo de esgoto nos córregos foi um dos problemas que precisou ser enfrentado na época. Com um processo de fiscalização foi identificado e regularizado o saneamento de cerca de 50 imóveis.
Durante o final do terceiro mandato de Nivaldo Krüger foram realizados estudos hidrológicos do local, projeto da represa, trabalhos de topografia, terraplanagem, construção das pistas de caminhada, das primeiras pontes do parque, abertura de um trecho da Rua Padre Salvatore Renna e a construção do estacionamento. Além disso, o lago foi formado a partir do represamento das águas pluviais do centro e dos dois arroios que desembocam lá.
Rua Padre Chagas na época de construção do Parque durante a gestão de Nivaldo. Fonte: Acervo da Surg via TCC de André Schaufler.
Local onde fica o estacionamento da Rua Padre Salvatore Renna, na época de construção do Parque durante a gestão de Nivaldo. Fonte: Acervo da Surg via TCC de André Schaufler.
Nos anos seguintes, nas gestões que sucederam a de Nivaldo Krüger, as pistas de caminhada foram asfaltadas, novas pontes foram construídas e o parque foi arborizado, houve ainda a instalação de outros bens públicos que existem até hoje, como as quadras esportivas, a pista de skate e a Usina do Conhecimento. A inauguração, ou reinauguração, ocorreu em 9 de dezembro de 1996, no aniversário de 177 anos de Guarapuava.
O agora Parque do Lago Prefeito Nivaldo Passos Krüger, não é só um dos principais cartões postais de Guarapuava, como também recebeu diversos eventos importantes ao longo dos anos. Exemplos disso são a Festa do Trabalhador, Coral dos Anjos, feiras como a Guarapuava Gastronômica, eventos culturais e de esporte, sendo também um ponto de encontro de famílias e grupos de amigos.
Nivaldo Krüger
Além das passagens no Executivo Municipal, Nivaldo Krüger também foi vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e suplente de Senador pelo Paraná. Também foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), fundador e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e ocupava a cadeira 28 na Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).
Fora da política, dedicou parte de sua vida para resgatar e registrar a memória de Guarapuava, do Paraná e do Brasil, bem como de suas instituições políticas. Nivaldo também era fotógrafo. O ex-político e historiador faleceu em fevereiro de 2024.