Alunos do projeto Futuro Integral visitam a Câmara

por Imprensa publicado 20/05/2014 13h37, última modificação 06/10/2024 18h09
Presidente Edony Klüber (PSD) os recebeu em seu gabinete e Airson Horst (PPS) realizou simulações do funcionamento das sessões ordinárias

Alunos do 9º ano, do colégio estadual Liane Marta da Cosa e integrantes do projeto Futuro Integral, visitaram a Câmara, na tarde desta segunda-feira (19). Eles conheceram a estrutura física da Casa de Leis, conversaram com vereadores e participaram de um mini-curso com o vice-presidente, Airson Horst (PPS). Além disso, o presidente Edony Klüber (PSD) os recebeu em seu gabinete.

Horst deu detalhes sobre as funções do Poder Legislativo e realizou simulações do funcionamento das sessões ordinárias, na qual os estudantes desempenharam o papel de vereadores. “Acredito ser de extrema importância este contato direto e ficamos felizes em recebê-los. Pude perceber a animação das crianças, durante a participação da atividade. É relevante o interesse pelo Legislativo, um dos três poderes que regem a nossa democracia”, ressaltou Horst, lembrando que uma das proposições votadas delimitou aspectos de condutas para os alunos, como horário total do recreio e retorno a sala de aula.

“O aprendizado prematuro é de extrema importância para os estudantes, que terão embasamento e conhecimento de causa para se aprofundarem no assunto. Eles se mostraram atenciosos e aprenderam uma grande lição. Fico feliz em presenciar este interesse pelo Legislativo”, destacou Klüber.

De acordo com a coordenadora do projeto em Guarapuava, Andrea Felchak, nos próximos dias, estudantes de outras Instituições de Ensino que fazem parte do Futuro Integral também terão a mesma experiência. “Eles também vão conhecer os processos legislativos com o vereador Airson. Todo este aprendizado será de extrema importância para o crescimento cidadão dos alunos”, finalizou.

Futuro Integral

Desenvolvido desde 2009, o Futuro Integral é um projeto do Sesc/PR que oferece ações em turnos contrários aos da educação regular para alunos de escolas públicas da educação básica. As atividades, desenvolvidas com recursos próprios, englobam as áreas de Letramento e Raciocínio Lógico.

Desde 2011, o projeto é desenvolvido em escolas estaduais por meio de uma parceria com a secretaria de Estado da Educação.