Aprovado PL que denomina rua “Narciza Vieira de Paula”, no bairro Alto Cascavel

por Imprensa publicado 20/10/2021 16h47, última modificação 06/10/2024 18h10
A homenagem se justifica pelo fato de a senhora Narciza ter sido uma moradora do bairro por muitos anos e ter dado grandes contribuições à comunidade

Foi votado e aprovado em primeira discussão pelo plenário do Legislativo Municipal nesta terça-feira, 19 de outubro, o Projeto de Lei n° 55/2021, de autoria do Vereador Paulo Lima, que denomina a rua código 19585, no bairro Alto Cascavel, de “Narciza Vieira de Paula”.

A homenagem se justifica pelo fato de a senhora Narciza ter sido uma moradora do bairro por muitos anos e ter dado grandes contribuições à comunidade.

Nascida em Guarapuava em 13/03/1932, morou na rodovia BR-277 próximo à Coamo em um sítio, juntamente com seus pais (Ana de Oliveira Carriel e Antônio Vieira do Rosário). Casou-se aos 26 anos com Custódio Lourenço de Paula, com quem teve oito filhos (Valmor José de Paula, Ana Cristina de Paula Boneis (falecida), Maria Jussara de Paula Oliveira, Amilton Vieira de Paula, Jucelia Maria Vieira de Paula, Jucimara Aparecida de Paula, Adalberto (falecido ao nascer) e Silmara Vieira de Paula). A família hoje é formada por 18 netos e 17 bisnetos.

Ainda com os filhos pequenos dona Narciza e o marido se mudaram para o Jardim Aeroporto. Sempre trabalhou como boia-fria para agricultores, e no campo como catadora de batatas. Também realizava limpeza de terrenos nas proximidades.

Morou por muito tempo próximo à mercearia do Side e por muitos anos na Rua Almirante Tamandaré. Era uma fervorosa devota de Nossa Senhora, tendo dado a sua contribuição para a fundação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde ficou conhecida como Aparecidinha. Ela e sua família ajudaram a manter a comunidade por muitos anos. Quando sua filha mais nova Silmara se casou ela passou a morar com a filha, até o seu falecimento, que ocorreu no dia 29/06/2020, com 88 anos.

A sessão de votação contou com a presença da família.