Aprovado Requerimento que solicita informações para Hospital Psiquiátrico em Guarapuava

por Imprensa publicado 31/03/2022 16h06, última modificação 06/10/2024 18h10
Guarapuava hoje não dispõe de leitos psiquiátricos, deixando desassistidos pacientes e familiares que precisam buscar tratamento em outras cidades

A falta de estrutura e de serviços especializados em saúde mental no município de Guarapuava fez com que os Vereadores aprovassem, nesta semana, um Requerimento que solicita informações à administração municipal sobre a possibilidade de instalação de uma filial do Hospital Psiquiátrico San Julian. Através da proposição, de autoria do Vereador Wilson Anciuti, solicita-se ao Executivo se há imóveis próprios sem utilização e passíveis de doação, bem como tamanhos e áreas de localização, para que, com os dados, a instituição de saúde possa fazer um estudo de viabilidade.

De acordo com o autor da proposição, Guarapuava hoje não dispõe de leitos psiquiátricos, deixando desassistidos pacientes e familiares que precisam buscar tratamento em outras cidades. “Durante este período de espera muitos pacientes entram em surto, agridem seus familiares, cometem crimes e, o pior, acabam cometendo suicídio. Só neste mês foram 8 registros de atos extremos contra a própria vida em nossa cidade, um absurdo”, desabafou.

O Vereador Rodrigo Crema, que é médico, parabenizou pela iniciativa e lembrou que as doenças mentais e emocionais, como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, dependência química e alcoólica, são o mal do século. “Essas pessoas estão sofrendo e as famílias delas ficando doentes”.