Assédio no trabalho é pauta no Poder Legislativo
Um assunto complexo mas necessário de ser tratado. É assim que Maria Cecília Saldanha, que preside a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Guarapuava, define o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Ela falou sobre o assunto ao plenário do Poder Legislativo durante a sessão ordinária de terça-feira, 25/04. A ação marca os esforços em volta do Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, 02/05.
Para Maria Cecília essa foi uma ótima oportunidade para compartilhar informações. “O objetivo da OAB Guarapuava no mês de maio é lançar luz ao tema do assédio, moral e sexual”, compartilha.
E a conscientização é uma das armas na luta contra esse problema, que como lembrou a advogada é de toda a sociedade. “Todos temos essa incumbência e devemos trabalhar para alcançarmos o desenvolvimento dos ambientes que participamos sem esses males”, complementa a presidente da OAB local. Ela acredita que o esforço comum é possível e viável a mudança na mentalidade das pessoas para que o assédio seja erradicado.
Poder Legislativo é uma porta de entrada para as demandas da sociedade
O convite para expor a respeito do assunto veio da vereadora Bruna Spitzner (Podemos). Ela conta que a própria Maria Cecília procurou seu mandato pedindo espaço, algo que foi prontamente aceito. “Temos uma proximidade através das das ações que nós temos em conjunto com a Procuradoria da Mulher aqui da casa. Então ela quis justamente trazer para o setor público, para a casa de leis, esse debate do combate ao assédio moral e sexual”, explica.
Ela acredita que a fala foi importante pelo fato do Poder Legislativo ser uma porta de entrada para as questões que afetam toda a sociedade. A vereadora destaca que assim é possível levar o debate a toda população.
Bruna Spitzner também explica que a principal missão da Procuradoria da Mulher é ampliar o compartilhamento de informações sobre o assédio. “Como nós temos uma Lei Municipal e um canal de recebimentos de denúncias, um dos nossos objetivos é fazer palestras de conscientização”, conta.