Audiência Pública para a formação do novo quadro de membros do Contur ocorre na próxima quarta-feira (12)

por Imprensa publicado 10/03/2014 15h18, última modificação 06/10/2024 18h09
Evento será no plenário da Câmara, às 19 horas

Na próxima quarta-feira (12), às 19 horas, o plenário da Câmara será palco de Audiência Pública para a formação do novo quadro de membros do Contur (Conselho Municipal de Turismo). Organizado pela secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, comandada por Sandro Abdanur, o evento busca colocar em prática a Lei 2220/2013, que oficializou a proposta e promoveu a revogação das Leis 564/1996 e 1159/2002.

“A atual administração alterou a legislação para ampliar a participação da sociedade civil organizada na discussão e planejamento turístico do Município, adequando-a para as novas diretrizes do Plano Nacional de Turismo, organizando os segmentos por comitês gestores”, destacou Abdanur, lembrando que, a partir de agora, o Conselho passa a figurar com 25 entidades.

Contur

Aprovado na última sessão ordinária do ano passado, com votos favoráveis de todos os vereadores, o Contur terá como funções analisar, propor e deliberar medidas normativas e providências julgadas necessárias para incentivar o turismo no município; proceder estudos sobre problemas que interessem ao desenvolvimento do setor como mercado produtor de serviços; encaminhar sugestões, normas, sanções e outras medidas que visem disciplinar o turismo no município; opinar sobre matérias de interesse turístico propostas pelo órgão oficial da área; entre outros.

As entidades que farão parte do conselho são: secretarias de Indústria Comércio e Turismo; Agricultura; Educação; Esporte; Habitação; Meio Ambiente; Assistência Social e Planejamento; Câmara; Instituto Histórico de Guarapuava; Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste); UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Faculdades Guarapuava; Faculdades Guairacá; Faculdades Campo Real; Grupos étnicos; Acig (Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Guarapuava); sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares. Além disso, as agências de viagem, empresas de Transporte de Passageiros; o sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares; sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte; as entidades religiosas e a Academia de Letras e Ciências de Guarapuava também farão parte. Cada entidade deverá encaminhar dois nomes destinados aos cargos de membros titulares e suplentes.

 

“Ressaltamos que é necessária a reativação do Contur para comprovar sua atividade continua perante os órgãos competentes públicos e privados, sendo também um critério de pontuação exigido em programas de captação de recursos junto ao Ministério do Turismo”, finalizou Abdanur.