Balanço financeiro do primeiro semestre comprova melhor utilização dos recursos

por Imprensa publicado 01/07/2013 16h44, última modificação 06/10/2024 18h09
Apesar do aumento no número de funcionários, houve redução nos valores gastos para reformas, adequações, compras de materiais, entre outros. Transparência é uma das bandeiras da atual legislatura

No dia 25 de junho, ocorreu a última sessão ordinária, do primeiro período legislativo. Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), se utilizou da tribuna para divulgar um balanço dos trabalhos administrativos efetuados até o momento.

“Todos sabem dos problemas que houve na legislatura passada, por conta de escândalos de corrupção. Esta nova administração esta muito empenhada em resgatar a credibilidade do Poder Legislativo local, pois procuramos realizar uma gestão transparente e estratégica para conquistarmos este objetivo”, ressaltou Kluber.

 De acordo com o diretor financeiro da Casa de Leis, Marco Antonio Farah, a prioridade é gerir satisfatoriamente os recursos disponíveis, atendendo as necessidades, mas buscando a seriedade e a economia. “Mesmo com todos os investimentos em equipamentos, além do aumento no número de funcionários e vereadores, terminamos o semestre com mais de R$ 500 mil investidos”, explicou Farah. “Este dinheiro pertence ao povo de Guarapuava e, se não houver necessidade de outros gastos, deverá ser restituído aos cofres públicos municipais até o final do exercício", finalizou Kluber, lembrando que, até dezembro de 2012, os subsídios eram pagos a 13 vereadores (porque o anterior presidente encontrava-se afastado, mas recebendo), 29 servidores em cargos de comissão e 37 servidores efetivos.

Em junho de 2013, foram pagos subsídios de 21 vereadores, 47 servidores em cargos de comissão e 37 servidores efetivos, com expressivo aumento no gasto com pessoal e encargos. Apesar deste grande aumento, há em caixa, em fundo de investimento, exatos R$ 502 mil. Além disso, há, ainda, outros R$ 94 mil em conta corrente.

Solução dos problemas da gestão anterior

No final do ano passado, a sede da Câmara encontrava-se com alguns problemas estruturais, como goteiras no plenário, gabinetes e na sala do arquivo. Além do problema citado, os gabinetes não possuíam computadores e telefones funcionando, havia a demanda por cabeamento para internet dos computadores e o veículo Uno encontrava-se parado por falta de bateria.

Quanto à reformulação dos gabinetes, foi necessário refazer a pintura e a parte elétrica. “Solicitamos um orçamento para uma empresa do ramo, a qual apresentou o valor de R$ 20.493,59. Não entramos em acordo, pois conseguimos adquiri-lo por, apenas, R$ 698. O pedido foi encaminhado ao serviço do departamento elétrico da prefeitura, que executou a mão de obra. Já para a pintura, os produtos custaram R$ 521,50, com trabalho realizado por servidores da Casa de Leis”, explicou Kluber.

Outras ações

Em relação ao cabeamento, o orçamento apresentado era de R$ 40 mil. Em junho, houve a conclusão a um custo aproximado de R$ 5 mil, e a mão de obra foi executada, novamente, pelos servidores. Para a instalação dos ramais telefônicos, o valor apresentado era de R$ 2.300, mas fora fechado por R$ 240.

Houve, ainda, a renovação do contrato do programa de contabilidade, recursos humanos, licitação e compras por um preço mais baixo. “O portal de disponibilização de dados online, sistemas de controle de frotas e de apoio administrativo para as atividades do controle interno, que no ano passado foi de R$ 32 mil, renovamos por R$ 26 mil”, destacou Kluber.

O equipamento para transmissão da TV Câmara era locado, ao custo de R$ 77.500 (2009), R$ 77.550 (2010), R$ 77.550 (2011) e R$ 56.133,28 (2012), totalizando R$ 288.733. “Adquirimos o equipamento, todos de última geração, nos exatos modelos sugeridos pelos servidores efetivos do departamento, pelo valor de R$ 105 mil. Todos foram incorporados ao patrimônio da Câmara e deverão servir para as transmissões por vários anos, com a manutenção adequada”, reforçou Kluber.

Não houve a renovação de vários contratos que envolviam a prestação de serviços por terceiros, como o de manutenção do jardim. O valor gasto era de R$ 1.700 mensais. Atualmente, o departamento de parques e praças da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) realiza esta função.

“Todas as licitações efetivadas ocorreram na modalidade pregão, com as devidas publicações no Boletim Oficial do Município e no site do TCE, tornando-se públicas para todo o país. Não foi realizada nenhuma licitação na modalidade convite”, finalizou Kluber.

Transparência

Desde o início do ano é possível acompanhar, no portal da transparência, os dados detalhados dos servidores e suas remunerações, gastos com compras, além de toda legislação municipal que será feito gradativamente.

Já é possível acompanhar as sessões, em tempo real, via internet (Através do link “Tv Guarapuava”, que consta no site da Câmara, www.guarapuava.pr.leg.br). Além disso, todas as solenidades também são adicionadas no canal do youtube “TVGuarapuava Canal Legislativo”.