Homenageados projeto de percussão e banda
Dois projetos ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava foram homenageados com Moção de Aplausos e Congratulações, propostos e aprovados por unanimidade pelos vereadores de Guarapuava: a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rosetim, pelo vereador Airson Horst, e o Projeto Homem de Lata, pelo vereador Eurípio Rauen Neto. A entrega aconteceu durante a 36ª sessão do segundo período ordinário, neste dia 14 de dezembro, e emocionou a todos os presentes, entre vereadores e público que prestigiou a cerimônia.
O Projeto Homem de Lata, desenvolvido em dez escolas municipais de Guarapuava, foi criado há dois anos por iniciativa do professor de música, Ezaquias Ferreira de Freitas. O trabalho é de arte percussiva, utilizando sucata. Este ano já são 200 crianças participando. “O objetivo maior é formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, e que não vejam o material apenas como lixo. É extrair da música, e de instrumentos recicláveis, a vivência cidadã”, explicou Ezaquias. O resultado não podia ser mais positivo: a coroação do trabalho veio com o prêmio conferido pelo Instituto Dom Cabral, em setembro de 2015, realizado em parceria com a RPC, quando o projeto conquistou o segundo lugar entre cerca de 500 participantes. “Mas, o que é fundamental é que essas crianças consigam ver a importância que têm no seu meio, muitas vezes, marcado por problemas como desestrutura familiar”, enfatiza o professor.
A Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rosetim completou no dia 7 de setembro, 37 anos de atividades, e coleciona importantes premiações. O Maestro Rodrigo Correia dos Santos, que está à frente da banda desde 2003, contou que foram conquistados três campeonatos paranaenses e um campeonato nacional neste ano, um feito inédito na trajetória da banda. Para ele, o reconhecimento dos vereadores é uma emoção muito grande, porque tem certeza de que um bom trabalho vem sendo realizado. “Só temos a agradecer à câmara, bem como à administração municipal por nos ter dado estrutura, novos instrumentos e uniformes, fazendo com que a banda tenha ampla possibilidade de trabalho, o que vem rendendo bons frutos para a cidade”, comemorou.
O vereador Airson Horst disse que sua proposição “reflete o desejo da população de Guarapuava, em reconhecer e dar um abraço à Banda Jovem de Guarapuava, por todo talento dos músicos e do maestro”.