Câmara encaminha nove solicitações de obras ou serviços ao Executivo
Nesta semana, os vereadores encaminharam mais nove solicitações de obras, serviços ou estudos ao Executivo. Estas sugestões são enviadas semanalmente e visam atender as necessidades da população.
O presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), protocolou dois Requerimentos. Pelo de nº 397, ele sugere que seja estabelecido um convênio ou termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná, visando a implantação de um Posto Avançado do Juizado Cível, podendo ser localizado nas dependências do Procon (Instituto de Defesa do Consumidor) Guarapuava. “O objetivo é promover maior rapidez das ações que envolvem relações de consumo. O cidadão que for ao Procon e não conseguir resolver seu problema administrativamente, poderá, no mesmo local, ajuizar uma ação judicial. Além disso, visa um fortalecimento da defesa do consumidor, por meio de um trabalho conjunto entre os poderes executivo e judiciário”, destacou Edony, que, sob Requerimento nº 398, pede pavimentação asfáltica nos trechos das ruas Rio Grande do Norte, Paraná e Mato Grosso, localizadas no bairro dos Estados.
O vice-presidente da Câmara, vereador Airson Horst (PPS), também encaminhou duas solicitações. Pela de nº 409, ele requer a pavimentação, asfáltica ou com pedras irregulares, das ruas Antônio Jardim, Adolfo Kolping e Santa Helena, no bairro Paz e Bem. Já na de nº 412, atendendo a solicitação de moradores, ele pede a reabertura da rua Antônio Losso, que propiciará a ligação dos bairros São Cristóvão e Mattos Leão.
Elias Rodovanski (PSD), através do Requerimento nº 404, quer a readequação da praça Luiz Fernando Gasparello, que fica ao lado da UPA (Unidade Pronto Atendimento) do Batel, e pede a instalação de academia para 3ª Idade, bancos com encosto para descanso, abrigo coberto e Iluminação Publica. “Após a inauguração da Casa de Saúde, o movimento de pessoas será intenso. Com o local reformado, haverá conforto para espera, bem como evitará possíveis aglomerações no interior da UPA”, justificou.
Rotatórias
Ademir Fabiane (PSD) e Cleto Tamanini (PTC) encaminharam duas propostas para a instalação de rotatórias. O primeiro legislador citado pede que a Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) realize estudos e posterior instalação de uma rotatória na avenida Governador Serafim Ribas com a travessa Arlindo Antunes de Oliveira, no bairro Boqueirão. “O ponto de cruzamento entre as vias citadas oferece um alto risco de acidentes, notadamente à noite e em dias de chuva, haja vista o grande fluxo de veículos que transitam”, ressaltou Fabiane, que justifica o Requerimento nº 411.
Tamanini, sob proposição nº 405, pede que seja encaminhado ofício para o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, solicitando pesquisas para a implantação de uma rotatória na PR 170 – KM 3, entrada da avenida Sumaré e que dá acesso ao Distrito Industrial Guarapuava. “Por tratar-se de uma rodovia, que atravessa o perímetro urbano e localiza-se em um Distrito Industrial, há grande movimentação e fluxo de pessoas. Além disso, o trafego de veículos é intenso, ocasionando em falta de segurança para os pedestres”, contou Tamanini, que sob Requerimento nº 406, busca iluminação pública no perímetro urbano, das ruas que margeiam a PR 170.
Ambulância
Por fim, a vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), através do Requerimento nº 413, solicita estudos para renovação da frota de ambulâncias, visto que o atual apresenta muito tempo de uso, além da necessidade de novos veículos para atender a grande extensão territorial de Guarapuava. De acordo com a legisladora, a proposta se fundamenta a pedido de usuários e servidores.