Câmara finaliza preparativos da Sessão Solene para a entrega de Títulos Honoríficos

por Imprensa publicado 10/12/2014 15h28, última modificação 06/10/2024 18h09
Evento ocorre nesta sexta-feira, às 20 horas, no plenário da Casa de Leis

Na próxima sexta-feira (12), às 20 horas, o plenário da Câmara será palco de Sessão Solene para a entrega de Títulos Honoríficos, aos eleitos cidadãos Honorários e Beneméritos dos últimos dois anos.

A comissão responsável pela organização, formada pelos vereadores Edony Klüber (PSD) – presidente; Nerci Guiné (PHS) e Maria José (PSDB); finalizou os preparativos e espera um bom público para evento, que será marcado pelo sentimento de emoção e entrega de homenagens.

De acordo com Klüber, tal iniciativa visa contemplar aqueles que contribuíram de diversas formas, com o nosso município. “Este ato torna-se relevante, como uma forma de reconhecermos os importantes trabalhos e ações que tais pessoas realizaram em Guarapuava. Cada escolha foi efetuada por merecimento e acatada pelos vereadores da atual legislatura. Será uma bela festa e todos estão convidados a participar”, ressaltou.

Novos homenageados

Em Período Extraordinário realizado no último dia 02, os vereadores aprovaram a concessão de mais dois Títulos Honoríficos. O empresário José Losso Filho e o radialista Jauri Gomes, eleitos Benemérito e Honorário, respectivamente, também receberão a honraria.

Homenageados

Dos nove homenageados, quatro receberão o Título de Cidadão Benemérito:

Valdir Cruz – concedido através da Lei 2113/2013, de autoria da vereadora Maria José (PSDB).

Rui Sergio Primak – concedido através da Lei 2267/2014, de autoria dos vereadores Neto Rauen (PPS) e João Napoleão (PROS).

Walmur Loures Siqueira - concedido através da Lei 2324/2014, de autoria do vereador Rodrigo Crema (PMDB).

Jose Losso Filho – concedido através da Lei 2357/2014 , de autoria do vereador Rodrigo Crema (PMDB).

Títulos Honorários

Harold Mc. Cartey Adjetey Laryea - concedido através da Lei 2259/2014, de autoria do vereador Edony Klüber (PSD).

Adão Paduch Kublinski - concedido através da Lei 2281/2014, de autoria do vereador Cosme Stimer (PP).

Ari Marcos Bona - concedido através da Lei 2299/2014, de autoria dos vereadores Mario Scheidt (PHS), Nerci Guiné (PHS) e João Napoleão (PROS).

José Carlos Mariano de Santana - concedido através da Lei 2328/2014, de autoria do vereador Valdomiro Batista (PRB).

Luiz Marcelo de Souza - concedido através da Lei 2329/2014, de autoria do vereador Valdomiro Batista (PRB).

Jauri Gomes Zierhut - concedido através da Lei 2358/2014, de autoria dos vereadores Edony Klüber (PSD), Neto Rauen (PPS) e Rodrigo Crema (PMDB).

Critérios

O Regimento Interno da Casa especifica os critérios para a concessão de Títulos Honoríficos. Como consta no Art.98, inciso IX, o vereador pode apresentar até dois Projetos, por ano, “visando realçar a virtude, o talento, a coragem, as boas ações ou as qualidades de alguém, seguindo a premissa de homenagear pessoas idôneas e de conduta ilibada, podendo ser um Projeto de concessão de Cidadão Honorário e outro de Cidadão Benemérito”.

Para isso, os escolhidos devem preencher, ao menos, três dos seguintes requisitos: se destacado em suas atividades, no sentido de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural e concorrido para o desenvolvimento de Guarapuava; apresentar contribuição para o desenvolvimento de ciências, letras, artes, cultura, esportes ou profissional, indistintamente, tornando-se a si e a Guarapuava uma referência; tenha fixado residência de, no mínimo, cinco anos em Guarapuava; tenha prestado serviços relevantes por, no mínimo, três anos, na área da filantropia ou em favor de obras sociais; tenha participado de entidade de classe, sem remuneração, por no mínimo três anos em Guarapuava; apresente notório conhecimento e saber na área de atuação; ou possua publicações de abrangência municipal, estadual, nacional ou internacional em periódicos, jornais, revistas ou outros meios de comunicação.

Além disso, é vedada a concessão aos políticos no exercício de mandato eletivo; ou cidadãos que tenham sentença /acórdão criminal condenatório transitado em julgado.