Câmara recebe lançamento do livro Literatura em Guarapuava: da oralidade à virtualidade

por Imprensa publicado 14/06/2024 16h53, última modificação 06/10/2024 18h05
Cerimônia reuniu personalidades da cultura, literatura e ciência para a estreia da obra da autora e poetisa Áurea Luz
Câmara recebe lançamento do livro Literatura em Guarapuava: da oralidade à virtualidade

Autora Áurea Luz assina exemplar do livro Literatura em Guarapuava: da oralidade à virtualidade durante lançamento

Antes mesmo de nossa cidade existir como a concebemos, algumas práticas literárias já aconteciam por aqui. É isso que explica a autora e poetisa Áurea Luz. De acordo com a sua mais nova obra, Literatura em Guarapuava: da oralidade à virtualidade, os povos originários que habitavam a região, por mais que não dominassem a escrita, já praticavam a literatura.

Essa e outras fases da história literária de Guarapuava foram descritas no livro, lançado na noite de quinta-feira (13/06) na Câmara Municipal. Reunindo a comunidade ligada à cultura, história e literatura, o evento apresentou o trabalho e o processo de pesquisa. 

O evento contou com a presença das vereadoras Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT); do Secretário de Cultura, Cristian Lucas; da ex-vereadora e presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), Magdalena Nerone; e da Deputada Estadual Cristina Silvestri.


Quem fez a literatura em Guarapuava


A dedicação para os quatro anos de produção deste trabalho surgiu ao encontrar, no arquivo histórico da da Casa Benjamin Teixeira, tabloides que registraram a efervescência cultural que aconteceu em Guarapuava durante a Semana de Arte Moderna de 1922. “Me despertou interesse de trazer público esse material. E aí com isso veio a necessidade de procurar livros produzidos em Guarapuava. Quem são os autores? Quem é que escreve a literatura?”, comenta Áurea Luz.

Com 176 páginas, o livro publicado pela editora Texto e Contexto reúne fatos e conta com recortes de obras, poemas e jornais do século XIX e XX. E foi pela imprensa, inclusive, que ocorreram boa parte da distribuição da literatura guarapuava, principalmente entre as décadas de 1900 e 1950. Para reunir todas essas referências, a autora visitou arquivos históricos em várias cidades.

Literatura em Guarapuava: da oralidade à virtualidade é vendido por R$ 60,00 e pode ser obtido em contato com a autora, pela conta de Instagram @aurealuz.viaversos


Apoio a literatura


Para Áurea Luz, entregar mais um trabalho foi motivo de satisfação. “É muito gratificante quando a gente consegue entregar um livro e tem pessoas que vem buscar a leitura, para que conheçam a produção literária e que apoiem os autores em Guarapuava”, contou a autora, que já prepara seus próximos projetos.

Além de venda e autógrafo do novo livro, a noite contou com distribuição de obras da autora, com exemplares de poesia e literatura infantil. Também acontece uma coleta de livros para doação. O material será utilizado para a criação de uma biblioteca no quilombo Paiol de Telha. Os interessados podem ajudar fazendo a doação de livros, até dia 31/07, na loja Gato Preto Discos e Livros, que fica na rua Azevedo Portugual, 1362 - Centro.

error while rendering plone.comments