Campanha Novembro Vermelho é lançada na Câmara

por Imprensa publicado 06/11/2024 19h00, última modificação 06/11/2024 19h16
Sessão Ordinária de terça-feira, 05/11, teve palestra de profissionais da saúde para marcar o início das atividades da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal
Campanha Novembro Vermelho é lançada na Câmara

Foto: Diretoria de Comunicação

Chamando atenção para a necessidade de políticas públicas de prevenção ao Câncer de Boca, a dentista Dra. Renata Brito Araujo, Coordenadora de Regulação e Auditoria em Saúde Bucal do Município de Guarapuava, abriu os trabalhos no lançamento da campanha Novembro Vermelho.

A solenidade aconteceu durante a Sessão Ordinária do Poder Legislativo desta terça-feira, 05/11, contando com participação de servidores da área da saúde, vereadores atuais e eleitos, bem como da população que esteve presente no Plenário da Câmara Municipal de Guarapuava.

A necessidade de momentos que visam conscientizar e informar a população se justifica, de acordo com a cirurgiã-dentista, por conta das estatísticas de incidência. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é o 6º tipo mais comum entre homens e o 16º entre mulheres na região sul do Brasil, com previsão de 15.100 novos casos anuais nos próximos três anos.

“O que torna esse cenário ainda mais preocupante é que 70% dos casos de câncer de boca são diagnosticados em estágios avançados. Quando detectados precocemente, a chance de cura chega a ser de 80%. Mas, infelizmente, a falta de informação, políticas públicas preventivas e o desconhecimento dos sinais iniciais agravam o prognóstico”, apontou Dra. Renata.


Conscientização visa o diagnóstico precoce


Dr. Hugo Vieira de Santana, Responsável pela Divisão de Odontologia de Guarapuava, também foi um dos expositores no lançamento do Novembro Vermelho. Ele apresentou dados acerca do Câncer de Boca e destacou que as campanhas de conscientização precisam atingir a população para evitar que o diagnóstico demore.

“Para os próximos anos vamos começar a ter os resultados que queremos ter, que é ter a redução dos índices, ganhando mais espaço vamos conseguir levar a informação para a população que mais precisa”, projetou o também cirurgião-dentista.

Durante sua exposição, também exibiu exemplos de lesões. Ele destacou que muitas vezes elas não causam dores nos pacientes, fazendo com que o câncer se espalhe e acabe atingindo outros sistemas do corpo. “Muitas vezes, quando o paciente descobrir, vai ser tarde”.

Começar a tratar a doença em estágio inicial, além de aumentar as chances de cura, pode diminuir os impactos na vida das pessoas afetadas. Isso acontece por conta do tratamento ser menos invasivo, principalmente no que diz respeito à intervenção cirúrgica.


Dia D contra o Câncer de Boca


Em parceria com instituições de ensino superior de Guarapuava, desde o início da semana as Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava recebem atividades que promovem a conscientização e promoção da saúde bucal. Essas ações são cruciais para prevenir e combater o Câncer de Boca.

Esses esforços se intensificam no sábado, 09/11, quando ocorre o Dia D do Novembro Vermelho. A ação será realizada na Rua XV de Novembro, em frente a Loja Pernambucanas, e contará com atividades informativas sobre o autoexame bucal, mudanças de hábitos e higiene oral, além de buscar identificar lesões suspeitas na população. A equipe ficará no local entre 08h e 14h.

 

Poder Legislativo apoia o Novembro Vermelho


Engajado na causa, o vereador Profº Saulo (Novo) foi autor da Lei 3631/2024, que criou o  programa de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal no Município de Guarapuava. “É preciso orientar a população para que assumam hábitos adequados e que assumam assim uma posição que melhore a saúde e conheçam esses temas”.

O parlamentar também destacou as parcerias que vêm sendo desenvolvidas em prol desta causa. “Agradeço a todas as instituições envolvidas, foram várias as reuniões com as instituições presentes, e agradeço também o presidente Pedro Moraes pela sensibilidade por ceder esse momento para que fosse feito esse evento”, completou.

Gilson da Ambulância (PSB) se juntou ao debate. Ele destacou que os vereadores também podem contribuir politicamente para causas como a do combate ao Câncer Bucal, especialmente no que diz respeito à articulação de recursos junto a outras esferas. “É ofício de cada vereador que são eleitos pela população e precisam dar sustentabilidade ao Poder Executivo”, pontuou.

error while rendering plone.comments