Câncer colorretal: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas

por Imprensa publicado 27/04/2023 19h09, última modificação 06/10/2024 18h10
O médico coloproctologista José Moacir Mierzva falou sobre a doença ao plenário do Poder Legislativo

Preta Gil, Pelé, Roberto Dinamite e Chadwick Boseman (ator que interpretou o herói Pantera Negra nos cinemas) têm uma ligação em comum. Todos eles enfrentam ou enfrentaram o câncer colorretal. A doença, que atinge segmentos do intestino grosso, é uma das que mais chamam atenção nos últimos tempos. 

E a notoriedade não vem apenas pelos famosos que tiveram o diagnóstico. Isso acontece porque esse é um dos tipos de câncer que vêm se tornando mais comuns. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que devem surgir 45 mil novos por ano até 2025. Tirando o de pele não-melanoma, o de mama e de próstata, é o tipo de câncer mais recorrente. Essa tendência vem preocupando as entidades ligadas a área da saúde.

A notícia boa, porém, é que se o tratamento começar cedo o cenário é positivo. “Quando descoberto precocemente o paciente tem 90% de chance de cura. Tem uma incidência bastante expressiva”, explicou o médico coloproctologista José Moacir Mierzva. Por isso, campanhas sobre a doença vêm surgindo. 


Conscientização e prevenção 


E foi justamente para falar de uma dessas iniciativas que promovem a prevenção e diagnóstico precoce que o Dr. Mierzva compareceu na sessão ordinária do Poder Legislativo do dia 25/04. O tema era o Março Azul-marinho, iniciativa criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Na ocasião, o médico falou sobre sintomas, possíveis causas, a  importância do diagnóstico precoce e, principalmente, sobre como ter um estilo de vida que dificulte o surgimento do câncer. “É muito mais importante prevenir uma doença, do que tratá-la depois que já está instalada”, comentou.

O rastreamento, como é chamado o exame preventivo recorrente, é ainda mais importante, conforme o médico. Segundo relatou, muitas vezes a doença é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas aparentes, ou acabam sendo confundidos com outros problemas de saúde. 

“Os exames devem ser iniciados nas pessoas, mesmo que não tenham sintomas, aos 45 anos. E o mais importante para esse câncer é a colonoscopia”, lembrou o Dr. Mierzva. 


Conheça os sintomas do Câncer Colorretal


Como lembrado pelo médico, muitas das vezes os sintomas só surgem em estágios avançados da doença. De qualquer forma, é importante prestar atenção em:


  • Diarreia

  • Prisão de ventre

  • Sangue nas fezes

  • Fadiga

  • Perda de peso inexplicável

  • Dor abdominal

  • Inchaço




Apoio do poder público


O médico agradeceu o espaço concedido no plenário. “Tenho certeza que esse é o primeiro passo que estamos dando para fazer a prevenção em nossa cidade com os órgãos públicos, para dar um ponto final no câncer de intestino”, destacou.

Nego Silvio (Podemos), que assinou o requerimento convidando o médico para a explicação, agradeceu pela presença do especialista. “Foi uma verdadeira aula para nós. Sabemos da importância da prevenção da doença”, disse. 

O vereador ainda adiantou que há um Projeto de Lei, em parceria com Rodrigo Crema (União Brasil) tramitando na casa instituindo o Março Marinho-azul como política pública.


error while rendering plone.comments