Centro de referência para atendimento de mulheres em situação de violência levará nome de Tatiane Spitzner

por Imprensa publicado 10/06/2024 16h27, última modificação 06/10/2024 18h05
Objetivo é homenagear a memória da guarapuavana e reconhecê-la como símbolo da luta contra a violência de gênero, batizando um espaço voltado ao apoio a mulheres

Em uma Sessão Ordinária marcada pela emoção e pelo reforço na luta contra a violência doméstica e familiar, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (L) 54/2024. A proposta denomina o Centro de Referência da Mulher Brasileira de “Centro de Referência da Mulher Brasileira - Tatiane Spitzner”, uma forma de reconhecer a figura da guarapuavana que é um símbolo neste tema.

Na manhã desta segunda-feira (10/06) o plenário da Câmara Municipal recebeu, para acompanhar a votação, a família de Tatiane Spitzner, bem como servidoras e servidores da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, além de cidadãs engajadas na defesa dos direitos das mulheres. 

Durante a fase de debate do PL 56/2024, as vereadoras e alguns vereadores comentaram de maneira emocionada não só a história de Tatiane, mas também demais relatos voltados a situações de violência. 

Uma homenagem à jovem, que perdeu a vida em um episódio de feminicídio em 22 de julho de 2018, também foi feita. Um vídeo, narrado pela vereadora Bruna Spitzner (PP), prima de Tatiane, foi exibido aos presentes.

A autoria do Projeto de Lei (L) 54/2024 é do Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes (MDB) e contou com apoio de todos os vereadores presentes. A segunda votação acontece nesta terça-feira (11/06), a partir das 08:00.


Casa da Mulher Brasileira

A ideia agora é que a memória do que aconteceu sirva para incentivar o combate pelo fim das violências contra mulheres. E é justamente essa uma das funções do Centro de Referência da Mulher Brasileira, ou Casa da Mulher Brasileira, como também é conhecido.

Esse é um local voltado às mulheres, buscando facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento e sua autonomia econômica. A Casa da Mulher Brasileira oferece apoio humanizado e multiprofissional para as cidadãs em situação violência. 

Em Guarapuava os atendimentos acontecem junto a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A nova sede do agora denominado Centro de Referência da Mulher Brasileira - Tatiane Spitzner, está sendo construída ao lado do Ginásio Santa Terezinha.

error while rendering plone.comments