Chefe da Sema/Escritório Regional explanará sobre o Plano Regional de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
O Requerimento nº. 254/2013, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador José Airson Horst (PPS), foi aprovado, durante sessão ordinária desta terça-feira (14). Com a decisão, o chefe do escritório regional da Sema (secretaria do Meio Ambiente), Arildo Ferreira, será convidado para apresentar, em plenário, o Plano Regional de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.
Discussão
Nos dias 23 e 24, a Câmara Municipal de Guarapuava foi palco de encontro que discutiu a implantação deste plano. Foi definido, ainda, que a região 17 – composta por Guarapuava e outros 14 municípios – será a primeira a recebê-lo, no Paraná.
Segundo a coordenadora do Plano de Regionalização, Carla Mittelstaedt, a escolha por essa região, deve-se ao pensamento mais maduro dos líderes, que já buscam realizar consórcios sobre licenciamento ambiental.
Na ocasião, Airson Horst destacou a importância desta iniciativa e colocou a Casa de Leis a disposição para que se cumpram os anseios elaborados. “Sei da responsabilidade deste segmento, pois é através de programas parecidos que se discute o futuro do povo e do meio ambiente. Acho que essas discussões chegaram com certo “atraso” no Brasil, visto que em países do primeiro mundo isso já está em pauta”, ressaltou Horst.
Detalhes do Plano
O Paraná firmou convênio com o ministério do Meio Ambiente para a contratação da elaboração da Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do estado e Elaboração do Plano para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
O objetivo geral deste projeto é orientar as intervenções do setor de resíduos sólidos no Paraná, visando a Regionalização e a preparação para a implementação de soluções integradas e consorciadas.