Ciência, Tecnologia e Inovação ganham semana oficial no calendário de Guarapuava
Na sessão de terça-feira, 20/06, o Projeto de Lei 45 de 2023 foi aprovado em segunda votação por unanimidade. De autoria de Bruna Spitzner (Podemos) e Nego Silvio (Podemos), essa é uma forma de fortalecer as políticas públicas voltadas ao Ecossistema de Inovação de Guarapuava.
O fato se deve porque agora, anualmente entre 16 e 22 de outubro ocorre a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Guarapuava. Além de compor o calendário oficial, a ideia é que essa campanha viabilize a realização ventos universitários e escolares, como seminários, palestras e atividades diversas nas escolas, universidades, praças, teatros e demais equipamentos públicos sobre a temática de ciência, tecnologia e inovação.
De acordo com a justificativa assinada pelos dois autores, o intuito de integrar o processo de interesse pelos temas em debate. Outra possibilidade é de que ocorra o compartilhamento de novidades e a troca de ideias, propostas, produtos e tendências da área. Espera que isso estimule a disseminação e crie um ambiente propício ao empreendedorismo, à prática inovadora e à ciência.
Guarapuava 2035
Uma das autoras, Bruna Spitzner, contou que a criação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é mais uma das ações positivas resultantes da Conferência Guarapuava 2035, realizada pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava. Essa foi uma das 62 propostas levantadas durante o evento.
Ela destaca ainda que a ideia é que isso siga estimulando o ecossistema de inovação em Guarapuava. “É para que seja mais uma maneira de fomentar a inovação em nosso município. Dentro desses dias irá acontecer a Jornada Educatech. Uma proposta que já foi aprovada por essa casa e sancionada, proposta pela vereadora Profª Bia”, lembrou a vereadora.