Combate à fome: Bispo Dom Amilton apresenta sobre a Campanha da Fraternidade ao Poder Legislativo
Números, cenários e alternativas para o combate da fome foi um dos assuntos abordados no Poder Legislativo, na sessão ordinária da última terça-feira, 28/03.
Atendendo a um requerimento de autoria do vereador Paulo Lima (Podemos), Dom Amilton Manoel da Silva, o Bispo da Diocese de Guarapuava, falou ao plenário. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Cuidar de quem tem fome”. Para 2023, o lema é “Dai-lhes vós mesmo de comer”, um versículo bíblico (Mt 14:16).
O Reverendíssimo lembrou que essa é a terceira campanha da fraternidade que traz a fome como enfoque. “O que significa que todas as ações são poucas ante a demanda. E com a pandemia, aumentou muito mais”, reforçou.
Sensibilizando contra a fome
Neste ano, o objetivo geral da campanha é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentar o flagelo da fome.
Também foram apresentadas algumas das metas mais específicas da iniciativa. “Compreender a realidade do problema à luz do evangelho, desvelar as causas sociais da fome e indicar as contradições de uma economia que mata. Investir em esforços concretos que levem a superação da fome e estimular iniciativas da agricultura familiar, agroecológicas e de alimentos saudáveis”, citou.
Dom Amilton lembrou de aspectos raciais envolvidos nos números da fome, com uma prevalência maior para a população negra e citou as causas que geram insegurança alimentar. Além disso, criticou a produção que visa apenas o lucro e não a alimentação do cidadão.
Ajuda do Poder Legislativo
Por fim, o bispo fez um pedido aos vereadores por apoio aos projetos sociais que lutam contra a fome e também ao aumento de recursos para a Assistência Social.
O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes (Republicanos), parabenizou Dom Amilton pela explicação. Ele fez um apelo aos colegas, mencionando que o tema da fome deve ser tratado com seriedade.
“Nós vereadores e vereadoras estamos empenhados nessa causa. O Poder Legislativo não vai faltar com a Assistência Social. Estamos fazendo um grande empenho na economia de recursos. No final do ano nós vamos fazer nossa contribuição para essa Secretaria”, sinalizou.
Veja mais fotos da sessão clicando aqui