Comissão de Agricultura promove Audiência Pública sobre Infraestrutura Rural

por Imprensa publicado 30/07/2014 13h16, última modificação 06/10/2024 18h09
Estradas, saúde e telefonia móvel serão os pilares de discussão

Na próxima segunda-feira (04), às 14 horas, o plenário da Câmara será palco de Audiência Pública sobre infraestrutura rural. Organizada pelos vereadores da Comissão Permanente de Agricultura e Defesa do Meio Ambiente, formada por Milton Roseira Jr (PSDB) – presidente; Ademir Fabiane (PSD) – relator; e Antonio Geraldo (PT) – membro; o encontro terá em estradas, saúde e telefonia móvel os pilares de discussão.

De acordo com Roseira Jr, a premissa desta iniciativa reside no contato direto entre moradores do campo e produtores rurais com o Poder Público, momento em que será possível a apresentação de demandas, debater soluções, além de promover os encaminhamentos necessários. “Apresentamos a proposta aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que se reúnem uma vez ao mês, e eles acataram. Acredito que a temática desta solenidade ocorrerá de forma inédita em Guarapuava, portanto teremos um relevante encontro”, destacou Roseira Jr.

“Nosso município possui, na Agricultura, o maior setor de movimentação econômica, beneficiando milhares de famílias. Convidamos todos os presentes no meio rural e população para colaborar neste processo”, finalizou Roseira Jr.

Funcionamento

Para as falas iniciais estão escalados o secretário Obras, Ivanês Josefi, um representante da repartição municipal de saúde; além de do Assessor Técnico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Marcio Antonio Protzek, para explanarem por 20 min.

Em seguida, a palavra será aberta ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Junior Boscheto, e vereadores da Comissão, na qual cada um terá direito a 5 minutos de fala. Por fim, os presentes poderão expor seus questionamentos.

Audiências Públicas

Em 2013, a Câmara promoveu outras três Audiências Públicas. Em julho, o tema abordado foi o transporte coletivo público municipal, proposta que desencadeou em um grupo de estudos que discutiu o setor e culminou na aprovação e, posterior, sansão da Lei que instituiu o Educard Guarapuava, política pública de acessibilidade e incentivo à educação que irá beneficiar pelo menos 8 mil estudantes do município..

No mês de setembro, a discussão foi em torno do Projeto de Lei 11/2013, de autoria do legislador Cleto Tamanini (PTC). A proposta visava à troca de embalagens plásticas por ecológicas em todos os estabelecimentos comerciais guarapuavanos. Após o debate entre profissionais da área, técnicos ambientais, vereadores e comunidade, a decisão fora alterar a súmula e a Lei fora sancionada com a seguinte redação, “troca de embalagens plásticas por oxi-biodegradáveis ou biodegradáveis”.

Por fim, no mês de outubro, os vendedores ambulantes buscaram alternativas para a regularização do setor. O encaminhamento proposto foi a formação de uma comissão, na qual integra o vice-presidente Airson Horst (PPS), que desde então elabora e põe em prática possíveis propostas.

Já neste ano, trânsito municipal e segurança pública foram os temas de outras Audiências Públicas.