Comissão de Assuntos Relevantes busca melhorias em infraestrutura no entorno do Rio Cascavelzinho

por Imprensa publicado 07/08/2014 10h32, última modificação 06/10/2024 18h09
Esforços para a duplicação da BR 277, perímetro urbano, também esteve em pauta

Em nova reunião dos vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes, formada por Cleto Tamanini (PTC) – presidente; Mario Scheidt (PHS) – secretário; além de Germano Alves (PR) e Milton de Lacerda Roseira Jr (PSDB) - membros efetivos; melhorias em infraestrutura no entorno do Rio Cascavelzinho e novos esforços para a duplicação da BR 277, perímetro urbano, estiveram em pauta.

Eles oficializaram a entrega de ofícios as entidades que fazem parte da Câmara Técnica de Estudos do Rio Cascavelzinho, como o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Instituto das Águas, secretárias de Habitação, Educação e Meio-Ambiente, além do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), responsável pela realização deste serviço. A principal preocupação deve-se as enchentes que ocorreram há quase dois meses.

De acordo com os legisladores, a insuficiência de vazão é a principal razão da catástrofe. “Ocorre que o rio atravessa a PR 170 e, na época de construção da ponte, ao invés de fazerem com dimensões maiores, vãos livres, altos e largos, construíram um pequeno bueiro”, ressaltaram.

A abertura de mais dois vãos e passagem, além da construção de uma ponte com maiores dimensões foram algumas soluções apontadas. “Sem alguma dessas ações, cujo custo não é tão elevado, haverá o possível gasto de mais milhões em atendimento a futuros desabrigados”, justificaram.    

Duplicação da BR 277

Durante o encontro, novos esforços para a duplicação do perímetro urbano da BR 277, trecho de responsabilidade da concessionária Ecocataratas, foi um dos assuntos. Para Tamanini, a efetivação de tal obra seria benéfica para Guarapuava, visto que a região é marcada pelos entroncamentos rodoviários. “Muitos carros atravessam por aqui, com destino a diversas regiões do Paraná. Há momentos em que o trafego é intenso, acarretando em possíveis acidentes”, explicou. “Cobramos esta iniciativa desde o início de nosso mandato. Os guarapuavanos nos têm nos cobrado e aguardamos um posicionamento imediato da responsável”, finalizou. 

Discussões

Os encontros entre os edis ocorrem desde o ano passado, após a aprovação do Requerimento nº 14/2013, de autoria de Cleto e que oficializou a Comissão. Até o momento, a diminuição das tarifas de pedágio, contornos rodoviários, viabilização de novas linhas aéreas para Guarapuava, melhorias em segurança e sugestões de Projetos a serem encaminhados ao Contur foram alguns dos temas debatidos. 

“Realizamos diversos estudos e propostas para contemplarmos Guarapuava. Há uma série de benefícios que merecem discussão, mas é preciso um trabalho intenso e sob os melhores caminhos para que o retorno apareça o mais rápido possível. Portanto, é sob tais premissas que nós temos atuado”, explicou Tamanini.