Comissão de Assuntos Relevantes discute Contorno Norte e inclusão de Guarapuava no novo trajeto da Ferrovia Norte-Sul

por Imprensa publicado 12/03/2014 13h20, última modificação 06/10/2024 18h09
Temas foram debatidos em reunião, realizada na tarde da última terça-feira. Sugestões de Projetos ao Contur e envio de ofícios para a viabilização de novas linhas aéreas também estiveram em pauta

Em nova reunião entre os vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes, formada por Cleto Tamanini (PTC) – presidente; Mario Scheidt (PHS) – secretário; além de Germano Alves (PR) e Milton de Lacerda Roseira Jr (PSDB), como membros efetivos, diversos temas de interesse público, em níveis municipal e estadual, foram debatidos.

No encontro realizado na tarde da última terça-feira (11), o primeiro assunto foi a prestação de contas sobre os ofícios encaminhados, a várias lideranças políticas, objetivando a construção do Contorno Norte, em Guarapuava. A senadora Gleisi Hoffmann, solidária a iniciativa, encaminhou a resposta junto à cópia enviada ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Jorge Ernesto Fraxe. “Este traçado será a solução definitiva do problema de trafego no perímetro urbano. Aduz que a confluência de importantes rodovias estaduais dentro do município é responsável por congestionamentos de longa distância. Isto gera maior risco de acidentes, bem como aumento no tempo de viagem e custos de transportes aos usuários”, justificou Hoffamann no comunicado.

A segunda proposta debatida foi os futuros encaminhamentos a Valec, responsável pelo EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que elabora o projeto do novo trajeto da Ferrovia Norte-Sul. De acordo com os legisladores, nosso município pode ser excluído do perímetro. “O plano definitivo será apresentado em junho deste ano. Precisamos sensibilizar os técnicos e coordenadores, a fim de garantirmos um traçado que nos contemple, gerando uma cadeia de benefícios”, justificaram.

Ainda ocorrera a elaboração de novos ofícios, com o intuito de viabilizar novas linhas aéreas para Guarapuava, e sugestões de Projetos a serem encaminhados ao Contur (Conselho Municipal de Turismo).    

Discussões

Os encontros entre os edis ocorrem desde o ano passado, após a aprovação do Requerimento nº 14/2013, de autoria de Cleto e que oficializou a Comissão. Até o momento, a diminuição das tarifas de pedágio, contornos rodoviários, duplicação da BR 277, foram alguns dos temas debatidos.  

“Realizamos diversos estudos e propostas para contemplarmos Guarapuava. Há uma série de benefícios que merecem discussão, mas é preciso um trabalho intenso e sob os melhores caminhos para que o retorno apareça o mais rápido possível. Portanto, é sob tais premissas que nós temos atuado”, explicou Tamanini.

 

Para as próximas reuniões, as construção das marginais da BR 277, Hospital Regional, a Arena multiuso, elaboração de projetos sobre a Política de Resíduos Sólidos e encaminhamento de novos ofícios devem figurar na pauta.