Comissão Permanente solicita dados sobre alimentação escolar
Na Sessão Ordinária da última terça-feira, 05/04, foram debatidas diversas questões envolvendo a educação, além de contar com a presença de professores e representantes do Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores de Guarapuava (Sispmug).
Um dos assuntos que veio à tona foi a alimentação escolar. A vereadora Cris Wainer (PT), que compõe a Comissão de Educação ao lado da Professora Terezinha (PT) Profª Bia (MDB), compartilhou a respeito de uma visita feita ao Departamento de Alimentação Escolar.
Importância da Agricultura Familiar
Na oportunidade foi debatido sobre a quantidade de alimentos que advém da produção da Agricultura Familiar. “Nós já fizemos essas perguntas duas vezes na audiência pública, de quanto recurso está sendo aplicado de para Agricultura Familiar, e a resposta não veio”, cobrou.
Ela disse que a visita da Comissão ao departamento serviu justamente para buscar mais respostas sobre o assunto, inclusive de maneira oficial. Além disso, Cris Wainer destacou o direito de todas as crianças se alimentarem com qualidade.
Vale lembrar que de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pelo menos 30% dos valores destinados à alimentação escolar devem ser investidos na aquisição direta de produtos da Agricultura Familiar. Essa é uma alternativa para garantir alimentação de qualidade para alunos e sustentabilidade para pequenos agricultores locais.
Abertura ao diálogo
O presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, elogiou a iniciativa e propôs o diálogo entre os representantes dos professores e o Poder Legislativo para discutir não só essa, mas como outras demandas também. “Estamos sugerindo uma reunião da Comissão de Educação da Casa, com os professores, e se puderem estar representantes do sindicato também. Nós estamos atentos a demanda da educação, com certeza é um compromisso nosso”, finalizou.