Comissão tem agenda pela Revitalização da Estrada do Guairacá na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado
A luta dos moradores do distrito de Guairacá pelo direito de trafegar em segurança teve um importante marco nessa semana. Isso acontece porque a revitalização total da Estrada do Guairacá foi tema de uma reunião na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, em Curitiba.
Na oportunidade, as vereadoras Professora Terezinha (PT), Profª Bia (MDB) e Cris Wainer (PT), além da assessoria do vereador Joel Barbosa (Solidariedade), estiveram acompanhadas pelo deputado estadual Professor Lemos (PT) e membros do coletivo Juntos Pela Estrada, que é formado por moradores da comunidade. O grupo participou de uma reunião com o Secretário Sandro Alex. Além da exposição sobre a situação do local também foi entregue um abaixo assinado, com mais de 1200 assinaturas, pedindo a revitalização.
Mais segurança para quem usa a Estrada do Guairacá
Também chamada de Caminhos de São Francisco, a estrada é utilizada para escoamento da produção, transporte escolar e acesso ao Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança. A cachoeira, que dá nome ao local, é a maior do sul do Brasil e possui potencial turístico, atraindo visitantes constantemente.
No começo do mês a Comissão de Assuntos Relevantes esteve presente na localidade verificou in loco as reivindicações dos moradores. Nesse sentido, a revitalização da Estrada do Guairacá, de acordo com o coletivo Juntos Pela Estrada, seria uma adequação da via às necessidades atuais. Eles lembram que no momento a pista simples, sem acostamento, que em alguns pontos possui vegetação fechada às margens, além de um trecho em estrada de chão, apresenta risco para quem passa por lá e diminui o potencial econômico do local.
Ainda de acordo com o grupo, são mais de 180 curvas de média e alta complexidade, que ajudam a agravar os riscos para os motoristas. O desejo é que um projeto de revitalização inclua o alargamento da via, uma ciclovia e espaço de acostamento.
Expectativa é positiva
Marcio Gomes de Oliveira, morador do distrito do Guairacá e participante do Juntos Pela Estrada, saiu com uma boa impressão da visita. “A reunião foi produtiva, o Secretário nos deu esperanças de que há a possibilidade de restaurar nossa estrada. A caminhada continua. Esse é o começo”, comentou no perfil de Instagram da iniciativa.
Clarita Rickli, outra moradora do distrito e membro do coletivo que participou do encontro, disse que a impressão após a reunião é positiva. “O secretário mostrou e demonstrou disponibilidade em busca da liberação desse recurso, uma vez que a gente tenha um projeto em mãos", contou.
Ela também destacou a necessidade de que a prefeitura contribua. "O Secretário falou da importância desse pedido vir do nosso prefeito, Celso Góes, que é o gestor municipal. E o processo tem que passar por esses tramites. Nossa expectativa como coletivo, que hoje representa a expectativa da comunidade local que luta pela estrada, é de que o prefeito se sensibilize com isso, faça seu papel como gestor e encaminhe esse pedido”, pontuou a representante do Juntos Pela Estrada.
Clarita também mencionou a atuação dos deputados estaduais que apoiam a causa. Segundo ela, além do Deputado Professor Lemos, também apoiam a reivindicação Doutor Antenor (PT), Cristina Silvestri (PSDB) e Goura (PDT).
Coletivo Juntos Pela Estrada aproveitou a oportunidade para entregar um abaixo assinado pela revitalização da estrada.
Papel do poder público
A presidente da Comissão de Assuntos Relevantes, Professora Terezinha (PT), compartilhou a visão de que durante o encontro o Secretário de Infraestrutura e Logística se mostrou interessado em contribuir. “Ele reforçou a importância do prefeito também se comprometer com essa pauta, para que a gente possa viabilizar formas de fazer o projeto para a estrada. Na opinião dele, com o projeto feito, fica bem mais tranquilo para conseguir os recursos”, relatou.
Profª Bia (MDB) lembrou que a população que utiliza a via corre risco sempre que precisar se deslocar por lá. Além disso, ela cobrou o entendimento entre o executivo estadual e municipal para que a revitalização ocorra. “Quando se fala da estrada fica aquele jogo de ‘isso é responsabilidade da prefeitura’ ou ‘é do estado’. Na verdade, eles precisam entrar num consenso para que seja revitalizada o quanto antes. Ficar perdendo vidas e depois ficar enlutados por essas pessoas não é que queremos”, ponderou.
Cris Wainer (PT), que esteve presente na reunião, destacou que a Estrada do Guairacá é essencial não só para a comunidade, mas também para o turismo de Guarapuava. “É um tema importante, em que o Poder Legislativo Municipal mostra seu protagonismo, em estar sempre ouvindo e estando próximos da população e tentando encaminhar da melhor forma possível a situação”, destacou.
Próximos passos
A Comissão de Assuntos Relevantes deve agora buscar realizar uma agenda com o Prefeito Celso Góes, na expectativa de viabilizar a criação do projeto para a obra. “Também vamos levar essas informações para a comunidade do local e continuar com as reuniões que estão no cronograma. Vamos dar prosseguimento porque é uma demanda justa e que tem viabilidade de acontecer”, complementou Professora Terezinha (PT).
A Comissão de Assuntos Relevantes para a revitalização pela Estrada do Guairacá conta com a seguinte composição:
-
Professora Terezinha (PT);
-
Cris Wainer (PT);
-
Profª Bia (MDB);
-
Márcio Carneiro (Cidadania);
-
Profº Saulo (Republicanos);
-
Wilson Anciutti (União Brasil);
-
Paulo Lima (Podemos);
-
Joel Barbosa (Solidariedade).