Demandas de Guarapuava são recebidas por ministros em Brasília

por Imprensa publicado 10/05/2023 14h55, última modificação 06/10/2024 18h10
Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, participa de reuniões na capital federal e discute as necessidades de Guarapuava. Principal assunto é a saúde regional, incluindo assistência social e cultura

Em reunião com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes expôs a questão da saúde pública no município. Na ocasião, ele apresentou situação envolvendo o Hospital Regional e a luta pelo seu pleno funcionamento. Além disso, também entregou um dossiê que relata o atual estado do Instituto Virmond, popularmente conhecido como Hospital Santa Tereza. 

Com o exposto, o Ministério da Saúde irá realizar uma visita técnica ao hospital para levantar as principais necessidades. “Nosso papel como agente político vai além do que simplesmente legislar. Podemos e devemos buscar soluções para os problemas que recebemos. E para isso é importante compartilhar essas questões com os outros poderes”, comenta.


Guarapuava no programa Brasil Sorridente


Durante a visita, Pedro Moraes pediu diretamente à ministra da saúde a inclusão do município no Programa Brasil Sorridente. O pedido foi aceito pela pasta, que irá incluir Guarapuava entre as 85 cidades contempladas nesta primeira etapa. A política pública, relançada pelo Governo Federal no início da semana, irá promover serviços odontológicos de forma gratuita e inédita pelo SUS.

Outra ministra que o recebeu foi Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia. Pedro também conversou com o ministro Silvio Almeida, que está à frente da pasta de Direitos Humanos e Cidadania. Também entraram no itinerário o Ministério das comunicações e o Ministério da cultura.  Além das agendas na esplanada do ministérios, Pedro Moraes visitou o Palácio do Planalto.


Demandas abordadas


“Além das situações dos hospitais e da entrada no Programa Brasil Sorridente, também levamos outras questões da saúde, bem como da cultura e da assistência social”, conta Pedro.

Entre as necessidade de Guarapuava que foram entregues ao Ministérios estão:


Saúde


  • recursos para aquisição de equipamentos para nova unidade de urgência (construção em 2023);

  • recursos para aquisição de equipamentos para unidades de pronto atendimento;

  • recursos para aquisição de equipamentos para o programa materno-infantil;

  • recursos para construção de uma UBS porte 1 (R$1.177.000,00) e outra de porte 2 (R$1.494.000,00).

Departamento de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa)


  • veículo Spin para transporte da equipe multidisciplinar de atenção domiciliar;

  • veículo S10 para o programa de órteses e próteses; 

  • dois aparelhos de eletroestimulação neuromuscular portátil;

  • aparelho de laser terapia;

  • sistema de compressão pneumática e acessórios.


Assistência Social


  • recurso financeiro para a construção de um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) - que atualmente utiliza imóvel alugado;

  • recursos para implementação da serviço de passagem Indígena (Casa de Passagem)

  • aquisição de um veículo adaptado para atendimento móvel do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

Cultura


  • Auxílio para reposição de instrumentos da Corporação Musical;

  • Confecção de uniformes para alunos de projetos da Corporação Musical;

  • Aquisição de uma van para logística das apresentações.


Pedro Moraes destaca que a passagem pela capital do país tem sido produtiva. “Estou aproveitando essa oportunidade para buscar melhorias para Guarapuava. Agradeço ao Deputado Zeca Dirceu, e as minhas colegas, as vereadoras Cris Wainer e Professora Terezinha, que buscaram viabilizar essas reuniões”, finalizou.

error while rendering plone.comments