Departamento de Proteção Animal é destaque em Sessão Ordinária
O abandono de animais é um problema que afeta municípios e estados em todo o Brasil. Com uma população de animais de rua na cada das dezenas de milhões, problemas como a poluição ambiental, maus tratos e transmissão de doenças afetam são potencializados e demandam atenção das autoridades.
Visando promover a conscientização e divulgação da causa animal, o DPA (Departamento de Proteção Animal) foi pauta na sessão ordinária desta segunda-feira (24). Defensor da causa animal, Dognei (MDB) destacou as ações do órgão nas denúncias de maus tratos e compartilhou os números do Programa Municipal CastraMóvel.
Departamento de Proteção Animal
O Departamento de Proteção Animal (DPA) integra a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAG) e trabalha em conjunto com o Canil Municipal de Guarapuava.
A divisão busca promover o cuidado com animais em situações de maus tratos ou abandono. Os números refletem o compromisso e o trabalho incansável da equipe ao longo dos meses. Em 2023, 490 cães e gatos foram resgatados.
Programa Municipal CastraMóvel
Criado em 2023, o CastraMóvel de Guarapuava é um iniciativa voltada ao acolhimento dos animais na cidade. A ação integra o Programa Pata e tem o objetivo de tentar minimizar os casos de abandono e melhorar a qualidade de vida dos pets e seus donos. Em menos de dois anos, 4.169 animais foram castrados em diversos pontos do Município.
Desde o ano da criação, o CastraMóvel atingiu os moradores do bairro Jordão, São João, Boqueirão, Campo Velho, Tancredo Neves, Morro Alto, Industrial, Centro, Primavera, Trianon, 2000 e distritos de Entre Rios e Palmeirinha. Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando os cadastros para os novos procedimentos.
Causa animal gerou debate na Casa de Leis
Prof Bia (PV) destacou a importância da iniciativa na preocupação em diminuir o número de animais abandonados e em situação de maus tratos no Município, evidenciando que mesmo havendo as castrações de maneira gratuita, grande parte da população não adere ao CastraMóvel. A vereadora ainda ressaltou que muitas pessoas em vulnerabilidade social não possuem cercado nas residências, fazendo com que os animais fiquem fadados à fome e ao mal tempo.
Pablo Almeida (PP) parabenizou o compromisso e empenho de Dognei na causa animal. Compondo o debate, Wilson Anciuti (MDB) somou as palavras e sublinhou um apelo. O membro da Casa de Leis ressaltou que há um alto número de animais abandonados na Vila Jordão, destacando que a população deve encontrar um espaço digno e seguro para o acolhimento dos filhotes.
Dognei frisou que o Departamento de Proteção Animal vem trabalhando com feiras de adoção em diversos pontos da cidade e realizando ações educativas em instituições de ensino, a fim de conscientizar aos danos e incentivar a população a acolher um animal.
Gilson da Ambulância (PSB) avaliou que ainda é necessário desburocratizar a castração em Guarapuava. Segundo o parlamentar, pelo fato de a iniciativa ser destinada apenas a pessoas de baixa renda, seria pertinente elaborar um projeto de lei em que o Poder Executivo tenha um maior aporte em relação à situação.
Canil Municipal de Guarapuava
Outra política pública para contribuir com a proteção e o cuidado de animais abandonados na cidade é o Canil Municipal de Guarapuava . O local abriga mais de 300 cachorros, número que evidencia uma superlotação do espaço.
Nesse sentido, a adoção responsável é incentivada. O Canil Municipal está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado das 8h às 11h, com a possibilidade de agendamento. Todos os animais são avaliados antes da adoção para garantir que possíveis doenças sejam tratadas.