Bispo Dom Amilton participará da sessão de segunda-feira, 11 de abril

por Imprensa publicado 08/04/2022 13h45, última modificação 06/10/2024 18h10
A convite dos Vereadores, ele explanará sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”

A sessão da próxima segunda-feira, 11 de abril, da Câmara de Guarapuava terá uma participação especial: Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo da Diocese. A convite de todos os Vereadores, através de Requerimento aprovado em plenário, ele explanará sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

O objetivo é que, com a perspectiva de educação a partir do movimento religioso, que convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé cristã, os representantes públicos e a comunidade como um todo sejam motivados a pensar caminhos que mobilizem uma educação em favor do humanismo integral e solidário, comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial dos mais pobres.

“Por isso, frente à importância desta ação proposta pela CNBB e que mobiliza católicos e pessoas de boa vontade em todo o país - e também em Guarapuava - propomos este requerimento a pedido de católicos que entendem a urgência e necessidade de se falar sobre a Campanha da Fraternidade fora dos espaços eclesiais”, defendem os Vereadores.

Dada a importância do tema, o Poder Legislativo convidou representantes de órgãos educacionais e das paróquias da Diocese para acompanharem a explanação.

A campanha

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil organizou a primeira Campanha da Fraternidade em 1964 e desde então católicos e cristãos de outras denominações religiosas vivenciam o movimento como um gesto concreto do período quaresmal, que convida à oração, ao jejum e à caridade, mostrando a adesão a uma proposta de sociedade mais igualitária, solidária e com justiça para todas as pessoas.

Neste sentido, a campanha sempre convida a ver as questões sociais/econômicas/culturais/religiosas, julgar a partir dos princípios cristãos e agir a partir destas análises, motivando a transformação das realidades.