EducaShow 2023 conta com entrega de Projeto de Lei que flexibiliza horas-atividade

por Imprensa publicado 24/07/2023 10h35, última modificação 06/10/2024 18h10
Poder Legislativo recebe Projeto de Lei durante a abertura da segunda edição do EducaShow, um evento de capacitação e formação para servidores da educação

Com casa cheia, o Centro de Eventos Cidade dos Lagos recebeu a segunda edição do Educashow. O evento contou com a presença de professores, educadores e demais servidores de todas as instituições de ensino municipais.

Os participantes assistiram palestras e participaram de atividades que  envolviam temas como inovação, tecnologia e as relações com a educação. A ideia era que isso pudesse promover a formação e capacitação desses profissionais às vésperas do início do segundo semestre.

Entre os apresentadores do dia estavam nomes relevantes no cenário nacional, como o humorista Murilo Gun, que falou sobre criatividade, e o ex-jogador Neto Zampier, sobrevivente do desastre aéreo com o time da Chapecoense e que trouxe um importante relato de superação. Além disso, os profissionais da educação de Guarapuava puderam ouvir autores da área da educação, como Marcos Meier e Marcos Ghio.

 

EducaShow é uma oportunidade para ampliar vivências

 

Durante a abertura, a professora de tecnologia da Escola Raul Henrique Lupatelli, Elizangela Ribeiro, estava com boas expectativas. Apesar de destacar todas as apresentações, ela dizia esperar especialmente os conteúdos da área de tecnologia. “Com os palestrantes a gente espera levar bastante coisa para a sala de aula, para a nossa vivência. Que seja algo que faça todos saírem um pouquinho melhor daqui. Estamos muito animados”, compartilhou a docente.

Para Willey Koslik Silva, secretário da Escola Municipal  Eurico Dutra, o EducaShow foi um momento importante para o alinhamento de planos e objetivos.  "É fundamental que aconteçam momentos como esse. A palestra sobre desenvolvimento emocional e cognitivo trata de temas muito relevantes para o momento que vivemos, pós pandêmico, em que estamos retomando a relação alunos e escola e descobrindo novas ferramentas educacionais”, destacou o servidor.

 

Mudança na hora-atividade

 

O presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, participou da abertura do evento. Na ocasião, ao lado dos vereadores Cezinha Malusa (Podemos) e Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã), ele recebeu um projeto de lei que flexibiliza as horas-atividade dos professores. Parte importante na jornada de trabalho dos educadores, esse momento também poderá ser realizado fora do ambiente escolar. O PL, que ainda irá tramitar no Legislativo, prevê que seja cumprida 50% da hora-atividade na Escola ou Cmei e 50% de maneira remota.

Além de receber o PL, ele também aproveitou a oportunidade para se dirigir aos educadores presentes. "Espero que possamos sair hoje daqui com um novo pensamento, com um novo estilo de trabalho, pensando naquelas pessoas que estão esperando na sala de aula”, desejou o vereador e Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes.

O Secretário Municipal de Educação, Pablo Almeida, falou sobre os desafios de se fazer educação em tempos atuais. "Todos nós temos que fazer a educação, com as dificuldades, com os problemas. E, em meio a isso, nós estamos transformando vidas", se dirigiu aos participantes.

error while rendering plone.comments