Eleições 2024: Poder Legislativo de Guarapuava tem 14 vereadores reeleitos

por Imprensa publicado 08/10/2024 15h25, última modificação 08/10/2024 15h25
O resultado das eleições municipais trouxe sete novos parlamentares. O novo mandato começará em 1º de janeiro de 2025 e vai até 31 de dezembro de 2028
Eleições 2024: Poder Legislativo de Guarapuava tem 14 vereadores reeleitos

Diretoria de Comunicação

Neste domingo, 6 de outubro, os guarapuavanos foram às urnas para escolher seus representantes para os próximos quatro anos. Dos 134.579 eleitores aptos a votar, 104.953 exerceram seu direito de escolha.

Dos 21 nomes que irão compor o Poder Legislativo no próximo mandato, 14 são vereadores reeleitos, que se juntarão a sete novos parlamentares. A nova composição representa 66% de reeleição e uma renovação de 34%.

Quem são os eleitos?

Entre os reeleitos estão Pedro Moraes (MDB), Professor Pablo (PP), Danilo Dominico (PP), Márcio Carneiro (Cidadania), Gilson da Ambulância (PSB), Professor Saulo (Novo), Vardinho (Cidadania), Dr. Rodrigo Crema (Republicanos), Nego Silvio (PL), Professora Terezinha (PT), Paulo Lima (PP), Cristóvão da Cruz (Novo), Profª Bia (PV) e Cris Wainer (PT).

Os novos vereadores serão Leandro Dobrychtop (PL), Ike Silvestri (PP), Kenny do Cartório (MDB), Buiu Martins (MDB), Rodrigo do Agita (Podemos), Rita Felchak (MDB) e Sergio Kiçula (PSD).

O próximo mandato terá início em 1º de janeiro de 2025, quando os 21 eleitos tomarão posse, com vigência até 31 de dezembro de 2028. Durante a cerimônia de posse, também será escolhida a nova composição da Mesa Executiva do Poder Legislativo, que conduzirá os trabalhos no biênio 2025/2026.

Prefeito eleito

Para o Poder Executivo, Denilson Baitala (PL) foi eleito com 37.180 votos e será o chefe do Executivo pelos próximos quatro anos. Ele terá como vice prefeita a vereadora Rosângela Virmond (PSD).

A Democracia prevaleceu

O presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, parabenizou todos os eleitos e destacou a importância da democracia na sociedade. “Toda vez que vamos às urnas, quem vence é a Democracia, porque é a vontade do povo que prevalece. Aos eleitos, desejo paz e sucesso neste novo mandato, e registro aqui minhas congratulações”.

Pedro, que também foi reeleito, comentou que os trabalhos legislativos continuam normalmente até o final do ano. “A Câmara segue funcionando normalmente, e estamos à disposição para auxiliar tanto os novos, quanto os vereadores reeleitos, nesse período de transição”, concluiu.