Emoção e homenagens marcam Sessão Solene de entrega do “Diploma Mulher Cidadã”
Na noite da última quinta-feira (13), o plenário da Câmara foi palco de Sessão Solene, que homenageou 12 mulheres com o “Diploma Mulher Cidadã”. Sob o espaço lotado, os presentes acompanharam uma solenidade marcada pela emoção, apreço e respeito.
As mulheres indicadas foram selecionadas pelas entidades: Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Club Soroptimista, Sindicato Rural, Sesc, Secretária de Assistência Social, Pastoral Catequética, NRE (Núcleo Regional de Educação), Movimento Mulheres da Primavera, Rede de Enfrentamento, Secretaria da Mulher e Conselho Municipal da Mulher. Os nomes das homenageadas foram anunciados durante o evento, cabendo a entidade revelar a indicação antes ou no momento da sessão.
De acordo com Tecla Hykavei, indicada pela Apae, receber o diploma foi uma honra, mas ela credita a conquista a seus ex-colegas de trabalho. “Este reconhecimento deve-se a todo um trabalho realizado, em conjunto, por toda a equipe apaeana, que luta pelos direitos das pessoas com deficiência”, destacou Hykavei. “Desde o anúncio foi uma surpresa atrás de outras, pois você percebe que não foi esquecida. Estou aposentada há quatro anos, mas percebo que deixei uma marca pela Instituição”, finalizou.
Segundo a homenageada Lucia Padilha, representante da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o anúncio foi uma surpresa, pois era algo inesperado. “Quando me contaram eu tremia de alegria, fiquei muito feliz. Acho que recebi a indicação devido ao trabalho que desenvolvo junto à comunidade. Tenho grande prazer em ministrar cursos e ensinar técnicas de artesanato nos bairros de nossa cidade, portanto avalio este diploma como um reconhecimento”, ressaltou Padilha.
Na mesa diretoria, os trabalhos foram pela comandados pela vereadora Nerci Guiné (PHS), que esteve acompanhada pelo presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), da vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eva Schran, e da ex-vereadora Maria Madalena Nerone.
Ação que persiste
A solenidade é conseqüência do Projeto de Resolução n º. 02/2002, de autoria de Maria José Mandu e de Maria Madalena Nerone, que foi homenageada durante o evento.
Para Maria José, a sessão solene tem persistido, pois a sociedade está atenta ao que está se passando e ao movimento que se traduz em vida cidadã. “As mulheres que homenageamos nesta noite são como todas as demais, a parcela da sociedade que muito tem lutado e sonhado. E, porque sonham, realizam ações maravilhosas em seus lares, ambientes de trabalho, cidades, estados e nação”, ressaltou Maria José.
De acordo com Kluber, o Legislativo sente-se honrado em prestar tal homenagem, pois as mulheres atuam em busca de seus direitos e dividem suas almas para carregar tamanha sensibilidade, além de amar incondicionalmente e sonhar com um mundo melhor. “Cada mulher é uma beleza única, que deveria ser admirada e lembrada todos os dias. Nosso esforço deve focar no término do preconceito. Apesar dos esforços, elas ainda sofrem com baixos salários e desvantagens no cenário profissional, além de certa desvalorização em nossa sociedade. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito a ser fazer”, destacou.
Segundo Schran, a mulher conquista, diariamente, os mais diferentes papéis na sociedade, mas a disparidade ainda persiste, sendo a igualdade de gênero e verdadeiro respeito ao sexo feminino as premissas da secretária que comanda. “Estamos em destaque no mundo, atuando nos negócios, política e na chefia da família, contudo atos primitivos como a violência psicológica, física e sexual ocorrem diariamente. Procuramos através de ações diretas e parceiras alcançar os nossos objetivos e os resultados tem sido positivo”, reforçou.
Homenageadas:
Confira os nomes de mulheres que receberam a honraria:
Erisy Lustosa Wobert – Club Soroptimista
Eunice Pereira Guimarães - Movimento Mulheres da Primavera
Geny Slompo – Sesc
Hermine Leh – Sindicato Rural
Josiane Aparecida - Rede de Enfrentamento
Lenita Kruger - Conselho Municipal da Mulher
Liliane da Costa Freitag – Unicentro
Lucia Padilha - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres
Marilene Salete Conte Prasel - Núcleo Regional de Educação
Michelle Corrêa Nizer Belo - Pastoral Catequética
Silvia de Lourdes Haile Jurchaks - Secretária de Assistência Social
Tecla Hykavei - Apae