Emoção e homenagens marcam Sessão Solene em comemoração ao centenário do Hospital São Vicente
Na noite desta quinta-feira (03), a Câmara foi palco da Sessão Solene em comemoração ao Hospital São Vicente, que ficou marcada pela emoção e homenagens. Médicos, provedores e voluntários da Casa de Saúde, além de lideranças, vereadores e comunidade lotaram o plenário, contemplando esta importante entidade. Nos próximos dias, interessados poderão acompanhá-la, na íntegra, pelo canal do youtube TVGuarapuava Canal Legislativo.
Na solenidade foi realizado um resgate histórico ao longo dos 100 anos da entidade, além de homenagear provedores, parceiros e colaboradores nas campanhas que ocorrem em referencia ao centenário. A organização ficou por conta de uma comissão, formada pelos vereadores Neto Rauen (PPS), Nerci Guiné (PHS) e Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), junto a representantes da entidade.
A Sessão foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), que recebeu na mesa diretora a vereadora Nerci, os deputados estaduais Artagão Junior e Bernardo Carli, o provedor Rui Primak, o prefeito Cesar Filho, além do secretário de Estado, Cesar Silvestri, representando o governador Beto Richa.
Durante o evento, os representantes do Hospital São Vicente receberam com uma placa comemorativa aos 100 anos, contendo a seguinte mensagem: “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e investiram contra esta casa, mas ela não ruiu, porque estava alicerçada sobre a rocha. (MT. 7,25)
Gratidão
A vereadora Maria José, autora do Requerimento que possibilitou este ato, destacou que não foi ao acaso a sobrevivência da Casa de Saúde, tendo em vista tantas crises econômicas, políticas e sociais que afetam e repercutem em sólidas Instituições do nosso país. “Nosso município, com sua imensa generosidade, teve e continua tendo grande responsabilidade pela manutenção das atividades do São Vicente. Ressalto a valiosa contribuição das forças políticas, do voluntariado, comunidade e servidores, pois possibilitam que contemos com este serviço em prol da manutenção da vida”, ressaltou.
Neto Rauen, em seu discurso na tribuna, reforçou sua admiração, visto que seus ancestrais possuem ligação direta com a entidade. Além disso, ele ressaltou o sentimento de dever cumprido, pois o Hospital sempre atendeu de forma justa e fraterna a todos que precisaram. “Nunca deixou ninguém desamparado nos momentos mais difíceis, acolhendo a todos de forma carinhosa, atenciosa, profissional e competente. Quero dizer da reciprocidade do povo guarapuavano, apoiando as campanhas em comemoração ao centenário e que não medem esforços para colaborar com esta causa”, destacou.
Investimentos
Em sua explanação, o provedor Rui Primak confirmou que a atual gestão busca focar na transparência e boa utilização dos recursos financeiros. “Através de parcerias, nosso objetivo reside em superar desafios, visando melhorias para a saúde local. Advindos do Estado, nos foram repassados um valor destinado para a criação de leitos, o banco de leite humano, entre outros”, destacou Primak. “Já temos em planejamento e execução outros projetos para a aquisição de equipamentos e outros serviços ao São Vicente, além de solicitar novos recursos para novas compras e diminuição da dívida total”.
Por fim, o secretário de Governo, Cesar Silvestri, relembrou que sua maior conquista fora o credenciamento do serviço de hemodinâmica e cirurgia cardíaca ao São Vicente. “Lembro bem que, no meu primeiro mandato como deputado estadual, fomos por dezenas de vezes no Ministério da Saúde até consolidarmos esta conquista. Contem comigo para o que for preciso e lhes informo que há uma emenda de quase R$ 6 milhões já empenhada, que poderá ser destinada para a instalação de um centro de oncologia para a entidade.
Homenageados
Durante toda a solenidade, foram várias as homenagens entregues a profissionais, voluntários e pessoas ligadas ao São Vicente. Em princípio, os ex-provedores Neusa Maria Gelinski, Nilce Ferreira Roseira, Alvaro Buch, Antonio Cesar Ribas Pacheco, Euripio Carlos Rauen, Humberto José Limberger, Leopoldo Bischof (in memorian), Euripio Rauen (in memorian) e Osvaldo Rocha (in memorian) foram homenageados representando todos os provedores do Hospital.
Elizete Ferreira dos Santos Beié, representando todas as irmãs que contribuíram com o início e a trajetória da entidade, e os funcionários Dionete Lúcia Mendes, Arlete Panisson de Barros e Aramis José Zadra, simbolizando todos os funcionários, também foram lembrados.
Houve homenagens para todos os ex-diretores, ex-administradores e pacientes com vínculo ao São Vicente.