Entrega de projeto marca mais um passo para a revitalização da Estrada do Guairacá
A luta da Comissão de Assuntos Relevantes formada para a revitalização da estrada do Guairacá e dos moradores da região teve mais um momento significativo na última semana. Isso acontece por conta da entrega do Projeto Geométrico Parcial, realizado pelos acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Campo Real.
Desde setembro, alunos e docentes se debruçaram sobre essa atividade. Uma reunião de apresentação do que foi realizado e entrega do material aconteceu na quinta-feira, 16/11. Esta prévia inclui o levantamento altimétrico da topografia e é resultado de uma série de visitas técnicas locais feitas pelas equipes do centro universitário.
Agora, os trabalhos continuam para os acadêmicos e professores. O projeto técnico que está sendo elaborado prevê alargamento e adequação nos 50km de extensão, o que deve garantir condições de tráfego de veículos nas duas direções, sinalização, redutores de velocidade em pontos de atenção, área de acostamento seguro para pedestres e pista para ciclistas.
Potencial econômico da Estrada do Guairacá
Um dos envolvidos nos trabalhos, Luis Marcelo de Lima Filho, do 6º período de Engenharia Civil, contou que sua família é da comunidade de Morada Nova, localizada no entorno da estrada. Desse modo, ele acredita que o projeto será grandioso para a cidade. “Vejo de vital importância, como forma de garantir o direito das pessoas transitarem com segurança pela região, sejam moradores, sejam turistas”, afirmou.
Sua colega, Antonielle Plitz Schwab, também enxerga o potencial da atividade que estão realizando para o desenvolvimento econômico de Guarapuava, bem como para a garantia de segurança para quem for transitar por lá. “É de grande importância econômica para a região para a valorização dos terrenos e das atividades da agricultura e do turismo local", ponderou a futura engenheira civil.
Engajados desde o começo por essa revitalização, o coletivo de moradores do Distrito do Guairacá, Juntos Pela Estrada, também esteve presente no encontro. Clarita Ricki, representante do grupo, disse que ainda há um longo caminho a percorrer. “Mas ficamos muito felizes, sobretudo porque estamos vendo o engajamento da população nesta causa, principalmente dos jovens, muitos deles filhos e filhas de moradores da região. Essa conquista não tem preço: tem muito valor. Só temos a agradecer a todas as pessoas envolvidas”, confidenciou.
Professora Terezinha (PT), que preside a Comissão de Assuntos Relevantes, também fez uma avaliação positiva do momento. “É para renovar as esperanças, de que as coisas são possíveis. Às vezes não dá por uma via, a gente pode procurar por outra. E a gente sempre encontra pessoas que estão dispostas a colaborar, a ser solidário e a entender que é um investimento que se faz ao buscar a revitalização ali da estrada do Guairacá”, refletiu.
Próximos passos
A vereadora lembra que o projeto é a primeira fase para a viabilização e a destinação de recursos para a concretização da obra. Nesse sentido, a Comissão de Assuntos Relevantes irá articular, junto aos deputados, a reapresentação da emenda parlamentar no valor de 90 milhões.
Espera-se, também, que, conforme a evolução do projeto, a busca por arranjos que possibilitem a revitalização ganhe mais corpo. “Assim que tiver outras etapas que possam ser ainda melhor visualizadas, a gente pode buscar mais uma vez a mobilização para falar com o Secretário de Infraestrutura do Estado e fazer a apresentação ao prefeito e pedir a colaboração também do município”, completou Professora Terezinha.
Formada após uma audiência pública sobre o tema, em fevereiro deste ano, a Comissão de Assuntos Relevantes para a revitalização da Estrada do Guairacá tem trabalhado durante todo o ano. Para o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, os resultados que vêm sendo obtidos são animadores. “Essa é mais uma prova de que vale a pena comprar boas brigas. Esse trabalho já vem rendendo bons frutos. A parceria com o Centro Universitário é uma delas. Os alunos têm a chance de pôr em prática os conhecimentos em um projeto que com certeza vai ser um legado para a cidade”, comentou.