Especial dia do Vereador - Profª Bia e Wilson Anciuti

por Imprensa publicado 06/10/2023 14h50, última modificação 06/10/2024 18h10
Na primeira matéria do especial do dia do vereador, conversamos com Profª Bia (MDB) e Wilson Anciuti (União Brasil). Eles comentaram sobre suas trajetórias e conquistas

Profª Bia: trabalho pela população e o despertar político


Foi observando a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção das crianças e adolescentes que Beatriz Aparecida Neves decidiu se candidatar a vereadora em 2020. Na época, ela ocupava um dos postos de conselheiro tutelar em Guarapuava. 

Sua missão, porém, se iniciou um pouco mais cedo. 34 anos antes, para ser mais preciso. Foi na mesma época que surgiu também a alcunha que sempre carregou e perdura em sua carreira política. Ao começar a trabalhar com educação, aos 18 anos de idade, surgia também a Prof Bia (MDB).

“Quando as pessoas me perguntavam como que você fez sua campanha? Como é que foi se não tinha dinheiro, se não tinha recurso? Eu falava, a minha campanha eu fiz em 34 anos de trabalho”, comenta a hoje vereadora. Durante sua carreira na educação, também foi diretora do Colégio Estadual Tupy Pinheiro por 17 anos.


Lutar pelo que acredita


Se a vida foi dedicada à educação, o período de Profª Bia como vereadora tem visto o seu horizonte de atuação se ampliar.  “Eu quero defender o que eu acredito e eu quero votar no que eu acredito. Dizer meu sim quando eu tenho certeza e dizer meu não quando eu tenho certeza”, reflete.

Nesse sentido, ao ser questionada sobre quais realizações de seu mandato, logo elenca projetos, articulações e emendas obtidas em diversas áreas. Algumas iniciativas que a vereadora destaca estão a inclusão do Agosto Laranja no calendário do município, uma forma de conscientizar a população acerca de pessoas com superdotação e altas habilidades; a criação de um banco de ração, para doação de alimento para ONGs voltadas a causa animal e famílias de baixa renda; O castramóvel, uma ideia sugerida por ela em uma emenda a Lei Orçamentária Anual; e a Semana da Conscientização da Causa Animal, celebrada anualmente em outubro e que conta com ações educativas.

Um ponto de destaque especial para Profª Bia são as ações voltadas para a Saúde, como articulação de emendas para organizações como a AEPAPA, a criação de projetos como do Fevereiro Roxo, voltado a conscientização sobre Alzheimer. “Nós batemos bastante também na tecla dos hospitais. Começamos pelo Hospital Regional, que fizemos a audiência pública em Curitiba. Mas Guarapuava está precisando muito de hospitais”, comenta.


Por uma sociedade com mais cultura política


Falando das realizações que ainda estão por vir, Profª Bia compartilha algo que gostaria de ver realizado: fazer com que as pessoas se aproximem mais das decisões que são tomadas no campo político.

“Meu maior sonho é fazer com que as pessoas entendam e despertem o interesse pela política. A política boa. Aquela que vai fazer com que a vida dela melhore. Eu gostaria que as pessoas acompanhassem e não ficassem distantes”, compartilha.

Para a vereadora, este ato despertaria a população para reinvidicar seus direitos e mudar a sociedade. Ela lembra que tudo envolve política. “Meu sonho mesmo é que as pessoas entendessem para que serve a política na vida delas e como escolher o político ideal”, completa.



Wilson Anciuti, fazendo a diferença entre pessoas e projetos


Depois de bater na trave em 2016, Wilson Anciuti (União Brasil) viu em 2020 a oportunidade  de ajudar as pessoas ao máximo possível surgir ao ser eleito para o cargo de vereador. A eleição marcou também uma nova etapa em sua vida.

Agora, ele busca utilizar as experiências como técnico de enfermagem em instituições como Hospital Santa Tereza, Tempo de Viver, Prosan, CAPS II e CAPS AD, para fortalecer a luta pela saúde e, em especial, saúde mental.

Ao destacar sua atuação nesses quase 3 anos de mandato, Wilson gosta de falar em pessoas e projetos. Não porque ele pensa que uma coisa se separa da outra, mas sim por dar atenção especial. Ele acredita que quando buscam seu gabinete, é porque necessitam de ajuda. “Eu não deixo nada engavetado. Eu corro atrás e tento fazer acontecer”, comenta. 

O que mais enche o coração de Wilson de orgulho não são apenas os projetos que ele ajudou a concretizar, mas as vidas que ele impactou positivamente. Ele lembra com emoção de um casal que chegou desesperado em seu gabinete, com um bebê que precisava de tratamento médico urgente. Ele fez o que pôde, dentro das limitações legais, para ajudar. “Dias atrás a mãe me traz  a criança aqui e ela diz assim pra mim ‘o nosso filho está vivo por causa de você’. Eu falei ‘não, ele está vivo por causa de Deus. Eu só fiz a minha parte’”, confidencia. 


Causa dos cemitérios


Quanto aos projetos, ele destaca sua luta pelos cemitérios municipais. Com indicações e contatos com o executivo, Wilson diz ter conseguido uma remoção legal de um pinheiro em um cemitério, que poderia cair sobre os túmulos. Morador da Vila do Jordão, o vereador também cita um projeto de ampliação do cemitério no bairro, que permitirá que a comunidade enterre seus entes queridos sem precisar se deslocar muito.

Ainda nesse assunto, ele lembra do Cemitério Santo Antônio, no Residencial 2000. O local possuía apenas uma cerca de arame ao redor. “Em uma das entradas da nossa cidade, do nosso município. Fui procurado por empresários que pediram pra que eu fosse e corresse atrás. Hoje está lá o resultado”, comenta. Recentemente foi entregue uma obra de melhorias no lugar, com uma cerca de concreto, pavimentação das ruas e um portão.


Hospital psiquiátrico para Guarapuava


Olhando para o futuro, Wilson tem um sonho que ele ainda busca realizar. Trazer um hospital psiquiátrico para Guarapuava e toda a região. Esse é um objetivo que se alinha com seu histórico profissional como técnico de enfermagem em instituições voltadas à saúde mental.

Ele vem colaborando com parceiros interessados no projeto e buscando apoio para concretizar esse projeto.  “A gente está nos trâmites com o hospital de Piraquara, o Hospital São Julian, que tem a vontade de vir para aí sim. Aí seria o meu sonho realizado como vereador, como político”, conclui.


----


Essa é a primeira matéria de uma série especial que celebra o Dia do Vereador. Durante o mês de outubro você irá acompanhar conteúdos exclusivos com cada um dos parlamentares de Guarapuava.

error while rendering plone.comments