Estrada do Guairacá: revitalização foi assunto da Comissão de Assuntos Relevantes do Poder Legislativo
Uma das jóias de Guarapuava, o Salto São Francisco, precisa ter seu acesso melhorado para que possa ter seu potencial turístico explorado. É isso que acredita a Comissão de Assuntos Relevantes do Poder Legislativo.
Formada em decorrência da audiência pública realizada no dia 15/02, a Comissão tem o objetivo de buscar junto ao Governo do estado a liberação de uma emenda aprovada pelo mandato do Deputado Estadual Professor Lemos (PT) no valor de 99 milhões de reais. A verba deve ser utilizada para a revitalização total da estrada do Guairacá - Caminhos de São Francisco.
“Esse é um dos principais atrativos turísticos do município de Guarapuava e até mesmo do estado do Paraná. O que precisa para ter esse reconhecimento é dar a estrutura necessária para que as pessoas tenham acesso àquele belo salto e àquela comunidade”, destacou a presidente da Comissão, vereadora Professora Terezinha (PT).
Além dela, também fazem parte o vereador Paulo Lima, como relator, além dos vereadores Márcio Carneiro (Podemos), Profº Saulo (Republicanos), Wilson Anciuti (União Brasil) e as vereadoras Cris Wainer(PT), Profª Bia (MDB).
Reunião com a prefeitura foi positiva
Durante a sessão ordinária da última segunda-feira, 03/04, a presidente da Comissão fez uma relato de um encontro com o Poder Executivo Municipal. Segundo ela, o intuito era que a prefeitura designasse um representante do executivo municipal para fazer parte da comissão.
“A reunião foi muito proveitosa. Quem participou conosco saiu com a mesma impressão”. Participaram da reunião o Prefeito Celso Góes; a Secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsuji;, o Diretor da Surg, Halmuth Brandtner, além de assessores do prefeito. Por parte do Poder Legislativo, além dos componentes da Comissão, o vereador Vardinho (Cidadania) também esteve presente.
A Comissão de Assuntos Relevantes, buscando com que a comunidade fizesse parte das deliberações, convidou representantes locais para participar. Fizeram esse papel adona Annelise Sá, Rebecca Ann Capucco e Clarita Rickli.
Elas reconheceram que os reparos feitos recentemente foram importantes, mas que é preciso uma revitalização total para que a estrada possa servir ao município oferecendo condições ao turismo.
Revitalização total é necessária
Entre as demandas da população estão o alargamento da estrada, a disponibilização de um acostamento e de uma ciclovia.
Segundo a presidente da comissão, todos os participantes entendem que o asfalto, construído ainda na época do ex-Governador Jaime Lerner, foi feito de maneira paliativa. Nesse sentido, não é capaz de comportar o tráfego de caminhões e veículos que dependem da via.
“A comissão tem por objetivo buscar a revitalização, ainda que seja um trabalho mais demorado e que exige mesmo o investimento dos recursos. Mas como já estão previstos no Governo do Estado, cabe a nós trazer essa compressão ao Governador Ratinho. Já está pré-agendada uma reunião com o Secretário de Logística e Infraestrutura do estado para”, contou Professora Terezinha.
Nesse próximo encontro, além dos representantes da comissão a nível municipal e do Executivo Estadual, devem participar também membros indicados pelos deputados estaduais da região de Guarapuava.
Ainda de acordo com Professora Terezinha, os recursos da emenda já constam em dotação orçamentária, dependendo apenas da liberação do Governador.
Turismo é essencial para o município
O vereador Profº Saulo, que também faz parte da Comissão de Assuntos Relevantes, também utilizou seu período na tribuna para fazer comentários sobre a estrada do Guairacá.
Ele elogiou a participação da comunidade local e sua organização trazendo pautas para a reunião da Comissão. Além disso, o vereador também ressaltou que as obras que já de reparo foram feitas no local ajudaram a população.
O legislador destacou também a liberação da trilha do Salto São Francisco, o que segundo ele demandou um esforço coletivo. “Tanto a estrada do Guairacá, quanto a abertura da trilha, dizem respeito ao turismo. E isso traz recursos ao município”, ponderou.