Vereadores se reunem com entidades para finalizar o Projeto de Lei que proíbe o trote em Guarapuava
Na tarde desta quarta-feira (28) a discussão acerca do Projeto de Lei de iniciativa dos vereadores Milton de Lacerda Roseira Junior (PSDB) e Dr. Antônio Geraldo Pacheco Barbosa (PT), que visa coibir o trote estudantil violento em nosso Município, foi encerrada, de modo que as alterações necessárias já foram realizadas.
A demanda contou com a presença de várias entidades, entretanto, a única Instituição particular de Ensino Superior que compareceu na reunião foi a Faculdade Guairacá.
O próximo passo para que o projeto se concretize é o encaminhamento às comissões, que realizarão a análise jurídica, e posteriormente, será encaminhado a votação e aprovação pela Câmara.
O Projeto de Lei visa proibir o trote estudantil violento em nosso Município, já que, segundo os vereadores, essas ações agridem os direitos fundamentais do aluno, podendo ainda envolver terceiros, acaso transitem pela cidade no momento do trote. A nova lei irá expandir e dar maior base as normas já existentes no regimento interno das instituições de ensino, pois, atualmente, apesar das denúncias feitas à administração das Universidades e Faculdades do Município, elas não conseguem controlar essa pratica fora de suas estruturas, razão pela qual a Lei oferece mecanismos legais para que os possíveis agressores respondam administrativamente, mesmo que o trote tenha ocorrido fora do campus.
Por se tratar de uma pratica costumeira na sociedade, o Projeto traz uma nova possibilidade de interação entre os veteranos e calouros, são as ações solidarias, por meio da qual podem ser realizados atos que tenham por objetivo a manutenção e preservação do meio ambiente ou as que visem beneficiar entidades assistenciais, hospitais, escolas, asilos e assemelhados, substituindo a violência por atitudes em prol do bem comum.
Participantes da reunião :
Vereador Milton Roseira Junior
Coord. Parlamentar – Paulo Cesar C. de Souza
DCE Unicentro – Luiz Felipe de Lima
Observatório Social de Guarapuava – Thais A. Schmiti
Policia Militar – Tenente Juliano K. Borges; Aspirante Beatriz Manfroi
UTFPR – João Paulo Aires
UNICENTRO – Diogo S. Brandalise
Faculdade Guairaca- Irene Raquel Garcia