Gestores elogiam seminário sobre orientação para o correto exercício da administração pública

por Imprensa publicado 22/04/2013 11h42, última modificação 06/10/2024 18h09
Evento foi promovido pelo TCE/PR e visou capacitar prefeitos, vereadores e gestores públicos

Nesta segunda-feira (22), às 9 horas, a Câmara Municipal de Guarapuava recebeu prefeitos, vereadores e gestores públicos, de 50 municípios da região, para participarem de seminários sobre orientação para o correto exercício da gestão pública. O evento foi promovido pelo TCE/PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná).

Dentre os objetivos figuram: apresentar aos presentes os encaminhamentos e exigências da gestão pública responsável; divulgar os procedimentos de controle adotados pelo TCE/PR; demonstrar os componentes da Prestação de Contas e responsabilidade dos gestores públicos; entre outros.

Os vereadores de Guarapuava presenciaram o evento que também contou com a presença do presidente do TCE/PR, Artagão de Mattos Leão; do conselheiro do TCE/PR Nestor Baptista; do procurador geral do Ministério Público junto ao TCE/PR, Elizeu de Moraes Correa; do auditor do TCE/PR Ivens Linhares; do assessor especial Duílio Luis Bento; do prefeito César Filho; da vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran de Lima, entre outros.

Avaliação Positiva

De acordo com presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), a iniciativa é de extrema relevância, pois aproxima o TCE/PR dos gestores de toda a região. “É enorme a nossa satisfação em recebê-los. O evento possibilita que as dúvidas sejam esclarecidas e os erros aconteçam com menor frequência. Gostaria de parabenizá-los e reforço que Guarapuava esta de portas abertas”, ressaltou Kluber

Para o prefeito Cesar Filho, o processo de qualificação é benéfico para gestores e comunidade.  “Avaliamos positivamente essa ação, visto que ajudará os líderes na correta administração do município. Qualquer processo de qualificação é de enorme relevância. Tal formação continuada proporciona que os gestores estejam preparados para evitar problemas”, reforçou César Filho.

Por fim, o presidente do TCE/PR, Artagão de Mattos Leão, destacou que os gestores devem, cada vez mais, estarem preparados para o exercício do ofício. “Nesta série de encontros, orientamos os chefes dos poderes Executivo e Legislativo, e também os técnicos municipais de todo o Estado, sobre os principais encaminhamentos e exigências da gestão pública responsável”, explicou Mattos Leão. “Estaremos à disposição para esclarecer possíveis dúvidas e ouvir sugestões”, finalizou.

 O ciclo de seminários Parâmetros para uma Boa Gestão Pública é organizado pela Escola de Gestão Pública e contará com palestras de analistas da Diretoria de Contas Municipais (DCM) do Tribunal. O evento foi realizado em Curitiba (19 de março), Foz do Iguaçu (27 de março) e Londrina (9 de abril). Em Maringá, está agendado para o dia 14 de maio.

Cursos

Pela manhã houve duas capacitações. O diretor de contas municipais, Akichide Walter Ogasawara, comandou palestra com tema: “O Tribunal de Contas como orientador da boa utilização do recurso público”. Em seguida, o gerente de promoção de fiscalização anual, Marcio Assumpção, ministrou sobre “O Controle Interno: importância e responsabilidade face às normas constitucionais e Lei de Responsabilidade Fiscal.

O analista de controle Edson Custódio ofertou curso com a temática “Aspectos pontuais da nova contabilidade governamental na elaboração, execução e avaliação do orçamento público. Por fim, o gerente de sistema de produção da DCM, Edilton Soares Rodrigues, deu detalhes sobre “O SIM-AM 2013 como ferramenta de prestação de contas e de transparência em tempo real”.