Guarapuava mais inclusiva: Lei do Mapa Tátil em espaços públicos é sancionada

por Imprensa publicado 23/11/2023 16h35, última modificação 06/10/2024 18h10
Nova lei que prevê a implementação do mapa tátil em ambientes públicos surgiu no Poder Legislativo. Medida garante maior inclusão para pessoas com deficiência visual

Parques, praças, hospitais e o até o shopping deverão implementar Mapas Táteis para aumentar a inclusão de pessoas com deficiência visual. Isso acontece com a sanção da lei 3569/2023, de autoria do vereador Profº Saulo (Republicanos).

Esse dispositivo permite a seus usuários uma melhor ambientação, uma vez que promove uma ampliação do conhecimento do espaço em volta, possibilitando também sua memorização. Os mapas táteis são feitos com relevos sobre uma superfície plana, e incluem signos em em Braile.

Nesse sentido, com a aprovação desta nova política pública, os ambientes públicos de Guarapuava deverão, de maneira gradativa, implementar o mapa tátil. De acordo com o art 3º da nova Lei, deverão receber o instrumento os seguintes espaços:


  • Prefeitura;

  • Câmara Municipal;

  • praças;

  • shopping;

  • teatro municipal;

  • museu;

  • parques;

  • hospitais.


Acessibilidade é direito


Autor do Projeto de Lei que deu origem a essa nova norma, Profº Saulo lembra que a igualdade é garantida na Constituição. Por isso é crucial que sejam tomadas ações políticas e legislativas que promovam implementações e adaptações, para garantir a inclusão de todos. 

“Para as pessoas portadoras de deficiência visual é fundamental promover ações para atingir melhores condições de acessibilidade espacial e permitir a todas as pessoas a realização de atividades desejadas. Neste caso, as dificuldades são permanentes e, muitas vezes, intransponíveis, afetando suas condições de independência e acesso à cidadania”, justificou o vereador.

Pedro Moraes, Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, elogiou a iniciativa do colega. “A inclusão é um tema importante e sempre trabalharemos para que ela seja promovida e ampliada. A população pode sempre nos procurar trazendo demandas sobre esse tema que vamos ouvir e direcionar da melhor forma”, comentou. 

O presidente também informou que a Diretoria de Gestão Administrativa já está estudando a implementação do mapa tátil na Câmara Municipal.

error while rendering plone.comments