Guarapuava recebe 1,3 milhão em emendas articuladas pelo Poder Legislativo e Secretaria Municipal
Em mais um exemplo positivo das diferentes esferas do Poder Público trabalhando pela população, a agricultura familiar de Guarapuava recebeu três emendas que totalizam R$ 1.300.000,00. Os recursos devem ser voltados a projetos de irrigação, compra de implementos agrícolas e pavimentação.
O anúncio foi feito pelo vereador Vardinho (Cidadania), na sessão ordinária de terça-feira, 03/10. “O que me traz na tribuna hoje é que há cerca de uns 60 dias fizemos uma viagem à capital do estado, junto com o Secretário de Agricultura Itacir Vezzaro, onde fomos pleitear recursos, tanto federais, quanto estaduais. E, para minha alegria, hoje, a deputada federal licenciada e Secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte, me passou a lista que já está paga. As três emendas pleiteadas já estão nos cofres da prefeitura”, compartilhou.
Segundo Vardinho, que comemorou a chegada da verba, os recursos deverão ser distribuídos da seguinte forma:
-
700.000,00 para a pavimentação Avenida Sumaré;
-
300.000,00 para criação de projetos para 14 tratamento e rede de abastecimento de água, que devem beneficiar aproximadamente 700 famílias;
-
300.000,00 para a aquisição de conchas e lâminas de tratores, voltados à associação de agricultores familiares.
Para Itacir Vezzaro, a obtenção das emendas demonstra o sucesso nas articulações entre os Poderes Legislativo e Executivo. “Essa é a parceria da Câmara de Vereadores, com a deputada federal Leandre Dal Ponte, e a Secretaria Municipal de Agricultura, fazendo esse trabalho junto aos pequenos agricultores”, comentou.
Vereador também faz cobranças
Vardinho também aproveitou o espaço para outra atividade típica do papel de vereador: fiscalizar e cobrar ações do executivo. Ele lembrou de uma outra emenda, no valor de R$ 300.000,00 reais, que também contou com sua articulação, mas ainda não foi utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava.
“Nós vereadores, sempre fazemos um esforço com nossas bases, os deputados que a gente apoia, para trazer recursos. Mas, tem muitas secretarias que muitas vezes não dão importância para a luta do vereador, que muitas vezes traz o recurso, chega nas secretarias e parece que não anda”, lamentou o parlamentar.
Nesse sentido, Vardinho disse que pretende protocolar um requerimento, solicitando explicações da Secretária Janaína Naumann a respeito dos recursos.
O presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, parabenizou o vereador pelos recursos obtidos e também apoiou as reivindicações feitas. “Nós precisamos saber se realmente o dinheiro público está sendo valorizado, se há algum planejamento para essa verba. São 300 mil reais, é muito dinheiro para ninguém saber onde está. Conte com essa presidência e com os vereadores e vereadoras desta casa para que possamos dar encaminhamento e pedir informações à secretaria”, concluiu.