Guarapuava receberá projeto inédito de Equoterapia
Na sessão ordinária desta segunda-feira (03), o plenário da Câmara recebeu o representante da Associação Nacional de Equoterapia Eros Spartalis e a Diretora de Esportes Paraequestres, da Federação Paranaense de Hipismo, Cleidiane Crisostomo Pasquali, para explanarem sobre os benefícios da prática. Além disso, eles anunciaram o lançamento do Projeto Uniequus, idealizado por membros da Unicentro e profissionais da área citada para a formação de novos atletas. A proposta é inédita no Paraná.
“Queremos ser modelo em todo o Estado. Guarapuava saiu na frente, pois notamos que a vontade da classe política e de pessoas envolvidas é muito grande. Acreditamos que, até o final do ano, nós teremos assinado os termos”, destacou Cleidiane.
A presença de ambos foi em atendimento ao Requerimento nº 111/2014, assinado pelo presidente da Casa, Edony Klüber (PSD). O legislador relembrou a economia realizada pelo Poder Legislativo, contemplando a Apae local com R$ 250 mil, o que possibilitou o início da construção do centro de Equoterapia. “Ficamos felizes e honrados em saber que esta ação culminou em um Projeto muito maior. Nós somos parceiros das boas iniciativas e estamos à disposição para continuar contribuindo”, destacou Klüber.
Os presentes, ainda, destacaram que a modalidade é um novo campo de atuação profissional, englobando cerca de 28 especialidades; quais patologias são atendidas, além de benefícios emocionais e físicos conquistados.
Durante a explanação, o plenário da Câmara contou com a presença do presidente da Apae, Valdeney Domingues, além de voluntários, alunos e envolvidos com a entidade.