Indicações buscam atender a várias demandas
Nesta semana, os vereadores protocolaram diversos Requerimentos, solicitando benefícios para Guarapuava. Tais demandas residem em esporte, educação, infraestrutura, segurança e transito.
O presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), requer estudos para apropriações na escola Carolina G. Franco, na Vila Carli. A primeira reside na construção de um saguão, destinado à área de convivência, que também poderá servir de refeitório. Além disso, ele pede um projeto de melhoria da acessibilidade, visto que o trafego entre os blocos só é possível pelas escadas, impossibilitando o acesso a portadores de necessidades especiais.
Valdir Kukelcik (PPS) sugere que, através das secretarias competentes, os programas de Incentivo ao Esporte e a Saúde iniciem o mais breve possível. As atividades, sob acompanhamento de profissionais da área, devem se realizar em praças e parques, incentivando a população para as práticas de exercícios físicos. “Os alunos da saúde poderão estagiar, inclusive voluntariamente, oferecendo algumas orientações aos participantes, como: aferição da pressão arterial, testes de glicemia e alongamentos. Serão medidas preventivas que oferecem melhor qualidade de vida”, justificou.
Praça da Fé
A praça da Fé foi contemplada com diversas solicitações e, tais demandas, foram explanadas por freqüentadores do local. Edony Kluber e Valdir Kukelcik requerem serviços de limpeza, melhorias na segurança do espaço, além de maior atenção a exploração turística. “Cenário de importantes eventos, além de práticas radicais, como escalada e rapel, a praça da Fé merece a nossa atenção”, ressaltaram.
Neto Rauen (PPS) pede melhorias de segurança e limpeza no local. Será encaminhado ofício ao comandante do 16º Batalhão de Política Militar, tenente Coronel Edson Solak, solicitando a realização de rondas ostensivas nas proximidades da praça da Fé. “Diversos munícipes relatam que a área tem sido um espaço, com bastante frequência, destinado ao consumo de entorpecentes, bem como de furtos”, justificou Rauen, que ainda requer a realização de roçadas e limpezas constantes.
O último legislador citado encaminhou outras duas propostas. Também direcionada ao tenente coronel Edson Solak, ele pede rondas ostensivas nas proximidades da praça Juscelino Kubitschek de Oliveira. Além disso, Rauen solicita a instalação de um semáforo na esquina das ruas Domingos Caetano do Amaral e Guaíra, no bairro Batel.
Prevenção de diabetes e obesidade
João Carlos Gonçalves (PSDB) sugere a criação do programa municipal de Prevenção e Controle do diabetes e obesidade, destinado a crianças e adolescentes matriculados nas creches e demais estabelecimentos da rede pública. “Pesquisas revelam o crescimento do número de portadores destes problemas, portanto o foco em políticas públicas voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce da enfermidade será de extrema importância”, destacou.
Por fim, o vereador suplente Calor Kolody (PT) requer o envio de ofício ao deputado Federal Zeca Dirceu (PT), para que solicite, ao ministério competente, a construção de uma sede própria do Ministério do Trabalho. “Muitos trabalhadores precisam deslocar-se até Ponta Grossa, sede da Regional a qual pertence Guarapuava. O local conta, atualmente, com um funcionário, dificultando o seu trabalho”, finalizou.