Indicado por Dilma para STJ já atuou na Promotoria em Guarapuava
para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, no lugar do ministro Hamilton Carvalhido, que se aposentou em maio de 2011.
O acreano Sammy Barbosa Lopes e o procurador do Distrito Federal José Eduardo Sabo Paes concorriam com Kukina pela indicação presidencial para a vaga do chamado quinto constitucional, reservada a integrantes do Ministério Público nas cortes jurídicas.
Segundo Melhem,antes de ir trabalhar em Curitiba, Sergio Luiz Kukina foi promotor de Justiça em Guarapuava com destacada atuação. “Ele sempre atendia a população com o seu gabinete aberto e não nos resta nenhuma duvida que ira desenvolver om bom trabalho no STJ e saberá representar bem o nosso judiciário Paranaense”,disse Melhem.
O Vereador também solicitou a Presidência da casa, que envie copia de seu pronunciamento ao futuro Ministro do Superior Tribunal de Justiça.O paranaense deverá ser sabatinado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado antes de assumir a função.O procurador entrou no Ministério Público do Paraná em 1984 e atualmente exerce a chefia da coordenadoria de Recursos Cíveis do órgão, em Curitiba, responsável pelos recursos apresentados ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF).