Instalação de Corregedoria na Câmara de Guarapuava é tema de reunião em Curitiba

por Imprensa publicado 24/04/2024 15h49, última modificação 06/10/2024 18h10
Procuradoria Jurídica do Poder Legislativo participou de reunião na sede paranaense da CGU buscando ampliar ações de transparência e fiscalização da Câmara

Após a repaginação da Ouvidoria e a obtenção do Selo Diamante de Transparência, ambos em 2023, o Poder Legislativo de Guarapuava segue trabalhando para uma administração pública mais transparente. Exemplo disso foi uma reunião realizada  em Curitiba entre servidores do Poder Legislativo e o Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP-PR), da Controladoria Geral da União.

O Procurador Geral do Poder Legislativo de Guarapuava, Dr. Ramon Barbosa e Silva, acompanhado do Assessor Jurídico, Daniel Dalzoto, conversaram com Demian Bianchi Bertozzi e Luciano Guilherme Turin, respectivamente Coordenador e Coordenador Substituto do NAOP/PR. Na pauta da reunião estavam os trabalhos da Ouvidoria e do Controle Interno, além da adesão de Guarapuava na Rede Nacional de Ouvidorias e a participação do Município no programa Time Brasil, da CGU.


Ações na Câmara Municipal Guarapuava


Um ponto importante do encontro foram as tratativas para implementar uma Corregedoria na Câmara Municipal de Guarapuava. Essa seria uma forma de aumentar ainda mais a transparência das atividades, somando-se a possibilidade de aumentar o controle interno. Destaca-se também que essas ferramentas auxiliam na fiscalização do Poder Executivo e da Administração Pública como um todo.

Para o Procurador Geral o saldo da reunião é positivo tanto para a instituição, como para a população de Guarapuava. “Estivemos conhecendo mecanismos que objetivam aprimorar o controle, transparência, Corregedoria e Ouvidoria do Poder Legislativo. A nova era da Câmara Municipal exige ações efetivas de transparência e controle", ponderou Dr. Ramon Barbosa e Silva. 

error while rendering plone.comments