Instituto Dom Bosco é homenageado na Casa de Leis
Sob atendimento ao Requerimento nº 470/2013, aprovado por unanimidade, o Instituto Dom Bosco foi homenageado pela Câmara. A Moção de Aplausos e Congratulações foi entregue ao representante da entidade, Padre Dacio Bona, pelos vereadores Edony Kluber (PSD) e Valdir Kukelcik (PPS), autores da proposta. Tal honraria é pela iniciativa de inserção do jovem no mercado de trabalho, por meio do Programa Jovem Aprendiz.
“Para nós é uma honra este momento e ficamos muito felizes com o reconhecimento de nosso Instituto. Buscamos realizar um trabalho humanístico e o programa Jovem Aprendiz é uma destas ações”, explicou Bona.
Histórico
O Instituto Educacional Dom Bosco, há 24 anos em nosso município, busca proporcionar aos beneficiados um espaço educativo de qualidade, ambiente alegre e respeito, tendo como princípio norteador de todas as ações educativas o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Seu objetivo é a promoção e a evangelização de crianças, adolescentes e jovens, com suas famílias menos favorecidas socialmente e expostos à vulnerabilidade social.
O atendimento é organizado do seguinte modo: Para o público de oito aos 13 anos são ofertadas diversas oficinas: esporte orientado; artes; inglês; artesanato e musica. Para Adolescentes/Jovens, de 15 aos 21, é apresentada a oportunidade de participação em cursos profissionalizantes de marcenaria, panificação, informática, auxiliar administrativo, mecânica automotiva, além de corte e costura.
Os integrantes desta classe possuem a oportunidade de se engajarem no Programa “Jovem Aprendiz”, do qual participam uma média de 150 alunos. Do total, cerca de 90 trabalham em 30 empresas parceiras, sendo feito todo um acompanhamento personalizado, como exige a lei e a Proposta Pedagógica embasada no Sistema Preventivo de Dom Bosco.
De acordo com os autores da proposta, a equipe de educadores com o apoio dos benfeitores, tem realizado um excelente trabalho, visando o crescimento e à visibilidade da Instituição. “A Instituição também promove gincanas recreativas e culturais, encontros de formação humana, cidadã e cristã, que oportunizam cada educando a se tornar protagonista de sua vida, marcando sua existência com valores significativos. Deste modo, a homenagem é mais que merecida”, ressaltaram.