Kukelcik e representantes da Apadag discutem melhorias em Lei de Libras

por Imprensa publicado 12/03/2014 15h55, última modificação 06/10/2024 18h09
Vereador foi o autor do Projeto, já sancionado, que concedeu a legalidade da linguagem no município

Na tarde da última terça-feira (11), o vereador Valdir Kukelcik (PPS) se reuniu com representantes da Apadag (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos) para discutirem melhorias na Lei nº 2216/2013, que concedeu a legalidade de comunicação no município a linguagem. O legislador foi autor do Projeto, já sancionado no dia 12 de fevereiro, durante cerimônia realizada na Câmara.

 

A principal proposta reside na alteração do Art. 4º, na qual aponta que “a capacitação dos profissionais e dos servidores para atendimento será comprovada através de Certificado de Curso de Formação em Libras, expedido por quaisquer entidades habilitadas em formação de Língua Brasileira de Sinais”. Para os membros da entidade citada, a melhor forma de comprovar a profissionalização figura na obtenção da Proficiência, através do Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência).

De acordo com o presidente da Apadag, Rafael Diniz, o encontro foi produtivo, devido à aceitação das demandas. “Agradeço a sensibilidade do vereador Valdir, que prontamente atendeu ao nosso comunicado e entendeu as propostas repassadas. Para nós, o primeiro passo da conquista foi a Lei de sua autoria e, a partir de agora, buscaremos melhorá-la para beneficiar a classe surda”, justificou.  

Segundo Kukelcik, a troca de informações com a população é um ótimo caminho para a elaboração de proposições. “Tudo o que realizamos vai de encontro com seus anseios, portanto acredito ser de extrema importância, além de um orgulho, receber tais sugestões. Aprimorar a Lei de Libras promoverá avanços para Guarapuava”, justificou.

O Projeto de Lei foi aprovado na última sessão ordinária do ano passado, com votos favoráveis de todos os vereadores.