Legislativo prestigia criação oficial do Vale do Genoma de Guarapuava

por Imprensa publicado 26/07/2021 17h41, última modificação 26/07/2021 17h41

O Poder Legislativo de Guarapuava, por meio do seu Presidente, Vereador João Napoleão, prestigiou na última sexta-feira, 23 de julho, a cerimônia de assinatura do Termo de Convênio da criação do Vale do Genoma de Guarapuava, que tem na sua governança as seguintes intuições: IPEC (Instituto de Pesquisa do Câncer), Fundação Shunji Nishimura, Fundação Araucária, Cilla Tech Park, SETI (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) do Paraná e CIAg (Centro de Inovação no Agronegócio).

Uma reunião de grandes nomes que têm transformado Guarapuava numa referência nacional. O Vale do Genoma é um Ecossistema de inovação orientado à pesquisa, desenvolvimento em genômica e inteligência artificial aplicados à saúde, à agropecuária e ao meio-ambiente, integrando Governo, academia, empresas e sociedade civil com o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas. E o IPEC atua como base científica e tecnológica do Vale do Genoma.

“O Poder Legislativo é uma grande e sólido parceiro deste complexo que inclui o Hospital do Câncer, e tem a alegria de ter contribuído nos últimos anos com repasses financeiros de economias. Só no ano passado foram R$ 1 milhão e desde 2017 já totaliza R$ 19 milhões”, disse Napoleão.

“É realmente uma parceria pelo desenvolvimento, pela pesquisa, para salvar vidas. E juntamente com o Poder Executivo vivemos um momento importante de facilitar e desburocratizar os processos em nosso município, dando vasão para que os projetos e investimentos aconteçam o mais rápido possível, e assim possamos atender as necessidades de todos, principalmente daqueles que mais precisam do poder público”, acrescentou.

“Mais uma vez os nossos parabéns e agradecimentos ao mentor disso tudo, senhor Odacir Antonelli, Vice-Presidente da Cilla Tech Park. Ele que idealizou, articulou e conduz tão bem todos estes trabalhos. Guarapuava lhe agradece muito! Parabéns também ao Professor Aldo Bona, Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, ao Ramiro Wahrhaftig, Diretor-Presidente da Fundação Araucária, ao Dr. David Livinsgtone Alves Figueiredo, Presidente do IPEC, ao Jiro Nishimura, Presidente da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e ao Franklin Shunjiro Nishimura, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jacto”, finalizou o Presidente.