Legislativo vai homenagear a guarapuavana Daiane Simão Silva, primeira brasileira a realizar pesquisas em Departamento de Instituto da Suécia
De autoria de todos os Vereadores, foi aprovado nesta semana o Requerimento 14/2022, que concede Moção de Aplausos e Congratulações à Mestra, Doutora, Pós-Doutora e Pesquisadora Drª Daiane Priscila Simão-Silva, de Guarapuava. A homenagem é em reconhecimento à sua trajetória acadêmica, tendo passado por um dos maiores centros de pesquisas em saúde do mundo: o Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.
Daiane residiu durante a infância e a adolescência no bairro Xarquinho, onde observava crianças com deficiência irem de ônibus para a APAE. Chamava a sua atenção o fato de existirem formas de doenças que comprometem tanto a vida das pessoas e passou a imaginar, então, que como médica gostaria de transformar estas realidades. Porém, à época dos estudos universitários, faltaram condições financeiras para cursar Medicina.
Ingressou no curso de Ciências Biológicas da Unicentro, transformando o sonho de ser médica em ser pesquisadora. Buscou na graduação formas de aproximação com a genética, tendo feito iniciação científica na área e atuado diretamente na implementação do primeiro laboratório de genética da universidade.
Posteriormente obteve título de Mestre em Genética Evolutiva e de Doutora em Genética pela UFPR. Buscou novas abordagens em um dos maiores centros de pesquisas em saúde do mundo, na Suécia, sendo a primeira brasileira a realizar pesquisas no Departamento de Neurobiologia, Ciências do Cuidado e Sociedade do Instituto Karolinska.
Buscou ainda pós-doutorado em Bioética, e hoje Daiane é pesquisadora no IPEC - Instituto para Pesquisa do Câncer, em Guarapuava, onde, entre outras atividades, coordena a pesquisa genômica com alunos da APAE, visando diagnóstico genético molecular e aprimoramento da assistência aos mesmos.