Lei que declara Integ como entidade de Utilidade Pública é sancionada em evento

por Imprensa publicado 21/03/2013 16h18, última modificação 06/10/2024 18h09
Segundo coordenador da Novatec, Paulo Rodrigues, a Câmara Municipal de Guarapuava teve papel importante nesta conquista
Lei que declara Integ como entidade de Utilidade Pública é sancionada em evento

Crédito: Marcio Nei dos Santos/Assessoria Unicentro

Na manhã da última quinta-feira (21) ocorreu o “Workshop Regional Parque Tecnológico Virtual do Paraná – PTV-PR”, no Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). No evento, foi sancionada a Lei nº. 09/2013, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador José Airson Horst (PPS), que declara de utilidade pública a Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ).

Segundo o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec), – entidade que a Integ é vinculada - professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, a Câmara Municipal de Guarapuava teve papel importante nesta conquista. “Os vereadores foram fantásticos, pois agilizaram a aprovação desta Lei. As conversas pré-elaboração do projeto, com o vereador Airson, também foram de grande valia. Realizamos reuniões, ele encaminhou a iniciativa ao prefeito e elaborou a proposta”, destacou.

De acordo com Horst, a premissa surgiu após conversas com diretores da incubadora sobre a Lei de Inovação. “Percebemos a real importância deste decreto. É evidente que daqui pra frente continuaremos atuando para que a Integ possa participar de todos os convênios e programas em níveis Federal, Estadual e Municipal”, destacou.

Benefícios

Com o decreto, a Integ tem a possibilidade de receber doações e repasses do governo, referente aos 2% aplicados em pesquisa e inovação. “As Instituições tem muito a ganhar. Alavancaremos as empresas de base e as inovadoras. Serão gerados mais empregos e abertas mais empresas, aumentando a renda de nossa região”, destacou Paulo.

Também queremos com essa evolução inaugurar um novo espaço, lotado no campus Cedeteg, de quase 600 m², com verbas da secretaria Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Vamos nos reunir com representantes da secretaria de Educação, visando ações com jovens e pré-adolescentes. Eles terão conhecimento do nosso trabalho e, futuramente, poderão se tornar empresários, que investirão no município”, finalizou.

A Integ tem como finalidade apoiar a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica. Seu papel é o de oferecer total apoio, assistência e capacitação para pessoas com idéias inovadoras. Assim, proporciona aos empreendedores um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias.