Nova reunião com o Executivo define parâmetros para a execução do Passe Livre Estudantil

por Imprensa publicado 10/10/2013 13h28, última modificação 06/10/2024 18h10
Possível benefício deverá ser aplicado a estudantes matriculados em diferentes níveis de ensino e que se enquadrem no Cadastro Único. Proposta oficial deve sair na próxima reunião

Na noite da última quarta-feira (09) ocorreu nova reunião entre o Grupo de Estudos sobre o transporte coletivo urbano com o poder Executivo, visando à consolidação do Passe Livre Estudantil. Após duas horas de conversa, decidiu-se que haverá delimitações para a implantação do benefício, sendo a concessão destinada a estudantes matriculados em diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, técnico e superior) e que tenham uma renda média de três salários mínimos por família. Além disso, o usuário terá de residir, minimamente, a um quilômetro da escola e utilizá-lo durante o período letivo. Apesar da definição, a proposta concreta deverá ser oficializada na próxima reunião, marcada para o dia 07 de novembro.

De acordo com presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), o encontro foi produtivo, visto o avanço e entendimento alcançado. “Poder Público e a comunidade estão engajados para que o benefício seja consolidado. Acredito que demos um importante passo e poderemos oficializar a proposta já no próximo encontro, outorgando o benefício no início de 2014”, destacou. “Esta legislatura atua de uma forma transparente e aberta, buscando debater questões relevantes em conjunto para que o consenso se estabeleça e as demandas da população sejam alcançadas”, finalizou.

O prefeito César Filho confirmou que a intenção é um incluir o Passe Livre Estudantil na Lei Orçamentária Anual deste ano, mas a definição ficará após analisar as planilhas da Pérola do Oeste e do Grupo de Estudo. “Buscamos a conclusão desta situação a partir de um equilíbrio entre o que seja possível para o município, sob a nossa atual dotação orçamentária, e que sejam justas do ponto de vista social, atendendo aos estudantes que realmente necessitam de transporte”, argumentou.

Participaram do encontro os vereadores Edony Kluber, Mario Scheidt (PHS) e Nerci Guiné (PHS); o prefeito César Filho, o secretário de Administração, Ivanes Josefi; além de representantes da Adunicentro (Sindicato dos Docentes da Unicentro), APP Sindicato, Sisppmug (Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava), DCE (Diretório Central dos Estudantes), e acadêmicos da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Histórico

 

Desde a Audiência Pública que discutiu o transporte coletivo urbano, há pouco mais de três meses, o poder Legislativo, em conjunto com diversas entidades municipais, promove reuniões para debater a questão. Além da implantação do Passe Livre Estudantil, qualidade do serviço, levantamento de dados, análises técnicas e visitas a campo foram outras ações realizadas pelos envolvidos.