Ouvidoria do Poder Legislativo de Guarapuava adere à Rede Nacional de Ouvidorias

por Imprensa publicado 17/06/2024 10h32, última modificação 06/10/2024 18h05
Fortalecendo ainda mais o compromisso com a transparência e controle público, o órgão agora integra o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROF)

As atividades do Poder Legislativo de Guarapuava devem ganhar ainda mais transparência e fortalecimento do controle externo. Isso acontece por conta da adesão do órgão a Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV). Coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, o que permite a integração de ações e soluções entre as ouvidorias dos mais diferentes Poderes e representações em todas as esferas do país.

Além disso, com a adesão, a Câmara de Guarapuava automaticamente passou a integrar o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROF), que tem o objetivo de apoiar os membros na execução de suas atividades. Com esse tipo de ação ganhando mais fôlego, o principal benefício fica para a população, que pode ter suas demandas atendidas com ainda mais agilidade, qualidade e transparência.


Conhecimento compartilhado


De maneira geral, o PROF busca fomentar a integração das atividades de ouvidoria e o aperfeiçoamento da gestão de processos. Outros pontos incentivados são o uso de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar o tratamento das manifestações dos cidadãos.

Quem faz os atendimentos também passa por aperfeiçoamento. Para isso, o PROF aposta no intercâmbio de informações e de experiências, bem como na capacitação de agentes públicos para essas atividades. 


Ouvidoria da Câmara recebe sugestões, reclamações e pedidos de informação


O cidadão de Guarapuava conta com vários caminhos para se fazer ouvido e exercer o controle externo. Além do sistema digital e do E-SIC, ambos disponíveis no site do Poder Legislativo, o contato pode ser feito por e-mail (ouvidoria@guarapuava.pr.leg.br), telefone, presencialmente e por carta. Destacando o esforço de transparência, a Ouvidoria foi repaginada no ano passado, tendo uma servidora concursada à frente do órgão.

Em 2023, foram realizados 42 atendimentos, classificados da seguinte maneira: 


  • 13 pedidos de informações;

  • 07 denúncias;

  • 07 outros;

  • 06 elogios;

  • 02 sugestões;

  • 01 reclamação. 


Foram recebidas 36 manifestações recebidas pelo site, um atendimento presencial e cinco demandas por e-mail. “Acreditamos que a adesão à RENOUV reforça o nosso compromisso com a participação do cidadão, que é importante. Assim quem ganha é a nossa sociedade, com mais transparência na administração pública”, concluiu o presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes (MDB).

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