Poder Legislativo sedia audiência de prestação de contas da Secretaria de Saúde
Como é de praxe, o Poder Legislativo abriu novamente suas portas para um evento de interesse público. Na manhã desta quarta-feira, 27/09, aconteceu uma Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde. O encontro foi dirigido pelo vereador Gilson da Ambulância (Solidariedade), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social do Poder Legislativo.
Anualmente, a Secretaria de Saúde realiza três encontros de prestação de contas, sempre referente a um dos quadrimestres. Desta vez, a Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão do SUS, Viviane de Oliveira, exibiu os números relativos ao período de maio a agosto de 2023. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Legislativo e está disponível para toda população acompanhar pelo YouTube.
A audiência contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Chayane Andrade, bem como de diversos servidores da saúde municipal. Além do vereador Gilson da Ambulância, o Poder Legislativo foi representado também pelos parlamentares Wilson Anciuti (União Brasil) e Cris Wainer (PT).
Oportunidade para controle social
Realizar a prestação de contas de contas é um momento importante para a Saúde Municipal, comentou a Secretária de Saúde. “A gente fica muito contente com isso, porque isso é uma situação de controle social. É um momento muito bom para a gente poder mostrar os números, mostrar as nossas atividades, as ações que são desenvolvidas dentro da Secretaria de Saúde”, destacou Chayane Andrade.
A líder da pasta também ressaltou que fazer essa audiência na Câmara Municipal leva as informações a mais pessoas. Ela lembrou que já foi realizada a prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde, porém, ao fazer isso no Legislativo, toda a população tem acesso à transmissão.
Oportunidade do Poder Legislativo fiscalizar ações
Wilson Anciuti , que é relator da Comissão de Saúde e Assistência Social, questionou sobre o funcionamento das filas, ele também destacou o número de faltas dos pacientes. “O que me chama atenção é que muitas vezes o paciente reclama com razão, mas muitas vezes também sem razão”, ponderou. Nesse sentido, a Secretária Chayane Andrade explicou que, em caso de faltas a consultas, o paciente é direcionado ao final da fila de espera.
Cris Wainer notou a queda de percentual investido em Saúde Pública pelo município, de cerca 30% do orçamento para perto 25%, também abordou questões como os consórcios municipais, os atendimentos do call center, repasse de próteses, mortalidade infantil e atendimento de atenção básica em período estendido. As dúvidas foram respondidas pelos servidores responsáveis de cada setor.
Já Gilson da Ambulância aproveitou também a oportunidade para parabenizar os servidores da Secretaria de Saúde. “Guarapuava está fazendo um trabalho. Sabemos que tem muito a melhorar, mas temos que dar os parabéns que muitas áreas que melhoram bem na área da saúde, que a gente tem ouvido falar bem”, disse.