Portadores de Fibromialgia terão horário prioritário no Aquacentro

por Imprensa publicado 17/05/2023 19h15, última modificação 06/10/2024 18h10
Projeto de lei que visa dar mais qualidade de vida para quem sofre da doença foi aprovado
Portadores de Fibromialgia terão horário prioritário no Aquacentro

Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

Um mal que não tem cura, causa muitas dores e atrapalha o cotidiano de quem sofre deles. Essas são algumas características da Fibromialgia, uma doença reumatológica crônica, de incidência muito comum, atingindo mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, em sua maioria mulheres.

Apesar de não ter cura, é possível conviver com a doença, diminuindo seus sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o principal tratamento para a fibromialgia é o exercício aeróbico. Ou seja, aquelas práticas em que o corpo todo se move e os batimentos cardíacos são acelerados.

Pensando em facilitar essa etapa do tratamento para os moradores de Guarapuava que possuem essa condição foi proposto o Projeto de Lei 13 de 2023. De autoria de Gilson da Ambulância (Solidariedade), presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, o texto visa a instituição de um horário semanal fixo como prioritário às pessoas portadoras de fibromialgia para utilizarem a piscina do Centro Municipal de Atividades Aquáticas, conhecido também como Aquacentro.

O vereador lembra que essa é uma doença silenciosa e complicada. “Resolvemos contemplar o pessoal que sofre com a fibromialgia e venha ser tratado através das atividades aquáticas, nós sabemos que essa é uma forma de amenizar a doença, já que não existe cura”, conta Gilson. Além disso, o autor do projeto lembra que os usuários, para serem beneficiados, precisam ter laudo médico comprovando a condição.


Apoio dos demais vereadores


Seu colega vereador, Dr. Rodrigo Crema (União Brasil), aprovou a iniciativa. “Tomara que a ideia repercuta e dê certo. O esporte é importantíssimo, convencer as pacientes de praticar é uma ótima iniciativa. Elas vão ter um grande benefício, principalmente no quadro emocional”, complementa.

O projeto foi aprovado em primeiro votação na sessão de segunda-feira, 15/05, e em 2ª votação, na sessão desta quarta-feira, 17/05. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito.

error while rendering plone.comments