Presidente da Câmara destaca importância do diálogo entre poder público e comunidade
Nesta sexta-feira (20), o auditório Francisco Contini, da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), é palco da 11ª Conferência Municipal de Saúde. Sob o tema “Sem diálogo não há cuidados em saúde”, diversos profissionais da saúde debaterão propostas para o setor.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), tal evento é de extrema importância, pois para alcançar as melhores diretrizes, é preciso que, primeiramente, se realizem estudos e discussões. “Este é o papel e foco nas conferências. Discutir, recomendar, apontar e tantos outros “verbos”, visando sistemas eficientes de saúde a população. Sabemos que todos os profissionais presentes possuem capacidade de sobra para indicarem propostas de extrema relevância e o diálogo com o poder público é ponto chave para este desenvolvimento”, ressaltou.
Além disso, ele destaca que o Legislativo é parceiro de boas ações e coloca-se a disposição para colaborar no que for possível.
Programação
Após a abertura oficial, tem a leitura e aprovação do regimento, além das palestras a “Atual Estrutura da Secretaria Municipal de Saúde” e “A Importância do Controle Social”. À tarde, os participantes serão divididos em grupos para debater e apontar propostas a partir dos quatro eixos da conferência: Gestão Participativa e Controle Social; Organização dos Serviços de Saúde; Valorização dos Trabalhadores em Saúde; e Investimento em Saúde – Lei Complementar nº 141/2012.
Também serão eleitos os 16 membros do Conselho Municipal de Saúde, órgão que fiscaliza e delibera sobre propostas e ações que serão desenvolvidas no município.